Marechal Parceria com o Sicoob

Assembleia marca fundação da Cooperativa Mirim Martin Luther; veja fotos

Fotos: Divulgação
  • Programa é realizado em parceria com o Sicoob Marechal e envolve alunos do 4º ao 7º ano do colégio

  • Momento da votação por ocasião da assembleia

  • Membros da Cooperativa Mirim Martin Luther (Coopermartin)

  • Presidente do Sicoob Marechal, Luciano Cremonese, destacou que a Cooperativa Mirim tem uma importância muito grande para todos, pois ensina na prática os valores e princípios do cooperativismo

  • Professoras orientadoras Jéssica Gottert, Liane Schwingel e Juliana Frare Machado, acompanhadas pelo também orientador e representante do Sicoob, Augusto Karnopp, e pelo diretor-superintendente Anderson Wolff

  • Diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, Ildemar Kanitz, enalteceu que para o colégio a assembleia foi um marco: “Fomentar o cooperativismo e despertar para a liderança faz parte da nossa missão como instituição de ensino”

 

Com o objetivo de desenvolver em crianças e adolescentes a importância de atuar e agir em benefício comum, adquirindo conhecimentos que servirão como base por toda a vida, foi fundada na última terça-feira (18), em assembleia geral realizada nas dependências do Colégio Evangélico Martin Luther, em Marechal Cândido Rondon, a Cooperativa Mirim Martin Luther (Coopermartin).

O programa é realizado em parceria com o Sicoob Marechal e envolve alunos do 4º ao 7º ano, sendo coordenado pelas professoras orientadoras Juliana Frare Machado, Jéssica Gottert e Liane Schwingel, e acompanhado pelo também orientador e representante do Sicoob, Augusto Karnopp.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Prestigiaram o evento de fundação da Coopermartin o presidente do Sicoob Marechal, Luciano Cremonese, o vice-presidente Gainor Sabka, o diretor-superintendente Anderson Wolff, o diretor do Colégio Martin Luther, Ildemar Kanitz, e a secretária municipal de Educação, Márcia da Motta.

Para as professoras envolvidas no programa, a atuação dos cooperados mirins na assembleia demonstrou a autonomia, confiança e responsabilidade de cada integrante, trazendo emoção e orgulho também aos pais e autoridades presentes.

Segundo as orientadoras, é perceptível observar a presença da visão empreendedora, o espírito natural de liderança e a capacidade de atuar em equipe, aplicando, assim, o slogan da cooperativa: “Começar no presente, para mudar o futuro”.

 

IMPORTÂNCIA

Cremonese destacou que a Cooperativa Mirim tem uma importância muito grande para todos, pois, além de ensinar as crianças na prática os valores e princípios do cooperativismo, também faz com que desenvolvam o respeito aos companheiros de grupo e à comunidade.

“Agora que realizamos a assembleia e definitivamente fundamos a cooperativa, buscaremos novos associados para crescer e disseminar o cooperativismo entre todas as crianças”, adianta o presidente do Sicoob.

 

MARCO

O diretor do Martin Luther, por sua vez, enalteceu que para o colégio a assembleia foi um marco. “Fomentar o cooperativismo e despertar para a liderança faz parte da nossa missão como instituição de ensino. Foi emocionante ver os alunos desenvolvendo o espírito cooperativista, pois eles certamente farão a diferença no futuro da sociedade, trazendo em si os valores de união e cooperação”, declarou Kanitz.

 

COOPERATIVA MIRIM

O programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. Trata-se de uma associação de alunos que, sob a direção de um professor orientador, unem-se voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.

São os pequenos cooperados que dirigem e coordenam as atividades da cooperativa, o que, consequentemente, ajudam no desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas.

Na Cooperativa Mirim os alunos produzem trabalhos artesanais, como caixas decoradas, pintura em tela, panos de prato pintados à mão; objetos de decoração com recicláveis; e doces, como brigadeiros, bolos e biscoitos. O desenvolvimento dos objetos de aprendizagem acontece sob a supervisão do professor orientador e demais profissionais da escola capacitados pelo Instituto Sicoob.

 

O Presente

TOPO