Neste sábado (14), no Centro de Eventos da Congregação Luterana Cristo, em Marechal Cândido Rondon, a Associação Beneficente Cristo (Abec) realizará sua feira de usados, com produtos de qualidade a valores acessíveis. Os recursos arrecadados serão revertidos para o custeio de projetos e atividades da instituição, especialmente no atendimento às famílias em necessidades e situação de vulnerabilidade.
Segundo a presidente Helena Soterio Bejio, a Abec é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que vive de contribuições, doações e trabalhos revertidos em favor da comunidade rondonense, especialmente da mais necessitada. “Por isso da importância do apoio de todos, para assim podermos oferecer serviços de qualidade e que façam a diferença na vida de muita gente”, ressalta.
Helena diz que, assim como todos, a Abec também sentiu e ainda sente as dificuldades em função da pandemia da Covid-19. “Mas aos poucos, o que estava funcionando parcialmente ou paralisado, está retornando ao seu normal. Assim, estamos desenvolvendo ações voltadas ao atendimento a famílias, com cestas de alimentação e kits de limpeza, além de acompanhamento dentro dos limites que nos estão disponíveis, contando sempre com o auxílio da Rede de Apoio Municipal”, expõe.
Entre os projetos desenvolvidos pela Abec, ela cita o de costura/artesanato “Mulheres Costurando o Futuro”, que trabalha com o reaproveitamento de jeans usado, “fazendo peças maravilhosas, como guirlandas, enfeites de portas, bolsas, mochilas, porta-copos, tapetes, aventais, entre outros”, e o “Musicando com a Abec”, que teve início em março e tem como objetivo a realização de oficinas de música de flauta doce, violão, violino, teclado e instrumentos de sopro, com apresentação de orquestral no encerramento. “É um projeto aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, com critérios estabelecidos pela lei federal de incentivo à cultura, mais conhecida como ‘Lei Rouanet’. Nossos patrocinadores são empresas estabelecidas em Marechal Cândido Rondon, como a Agrícola Horizonte, Sooro, Alibra, Independência Ferro e Aço e Palsgaard/Candon. Contamos ainda com o apoio do Colégio Luterano Rui Barbosa”, relaciona.
Helena destaca ainda a parceria com a administração municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura/Escola de Artes, nos eixos que abrangem o teatro e o canto coral, que tem em sua frente os profissionais Paulo Alexandre Laskoski e Adelton de Andrade (Regente Tom).
“Todas nossas ações estão contribuindo com alguns ODS´s – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com metas estabelecidas pela ONU para serem atingidas pela Agenda 2030”, enaltece.
Para conduzir estas tarefas, de acordo com o Estatuto Social, foi eleita e empossada, em final de fevereiro, a nova equipe de voluntários (diretoria e conselheiros) para o período de dois anos, sendo que Helena foi reconduzida como presidente.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp
