Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal

Associação dos comitês de jovens da Copagril completa 40 anos hoje

Uma semana antes de ser criado o Estado do Mato Grosso do Sul foi fundada a Associação dos Clubes de Jovens Cooperativistas da Copagril (ACJC), em 1977, em Marechal Cândido Rondon. Naquele ano foi lançado o filme brasileiro "Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão" e aconteceu também a estreia nos cinemas do primeiro filme da trilogia Star Wars – Guerra nas Estrelas. De lá para cá se passaram 40 anos e a associação liderada pelos jovens da cooperativa continua ativa até hoje.

Hoje, dia 03 de outubro, a atualmente chamada Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC) celebra quatro décadas de história, um tempo considerável se for pensar quantos longas-metragens já foram lançados desde então.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Foi uma história de muitos capítulos. O primeiro presidente da entidade foi Valdir Strohhaecker (in memoriam), que atuou no elenco da gestão 1977-1980.

Desde o seu lançamento, a ACJC tem em seu roteiro a promoção da integração e a formação de lideranças jovens, a partir de atividades de incentivo à cultura, esportes, lazer e capacitação. Também está no script o objetivo de promover a valorização do cooperativismo, do agronegócio e da sucessão familiar nas atividades agropecuárias das propriedades rurais. Por meio de cursos oferecidos em parceria entre a Copagril e o Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) busca-se estimular os jovens para que sejam protagonistas de suas próprias vidas. Eles realizam e participam de assembleias, reuniões mensais em cada comitê, concurso de projetos agrícolas, maratona cultural, olimpíadas, entre outras ações.

O clímax da narrativa da ACJC aconteceu em abril deste ano, quando foi eleita a primeira presidente mulher, em 40 anos de história. Quem estrelou foi Vanessa Wommer, que subiu ao palco com muita confiança e determinação.

Comemoração

Para os 40 anos da associação não ficarem fora de cena, a diretoria programou a realização de um evento comemorativo que vai acontecer no dia 02 de dezembro, na Linha Palmital, em Marechal Rondon. E os personagens principais serão os ex-presidentes da ACJC, que serão homenageados. “Também queremos realizar um resgate da história da entidade, para promover a valorização dela”, afirma a presidente.

Conforme Vanessa, muitas pessoas atuaram durante as últimas quatro décadas para fazer com que a associação continuasse sempre em cartaz. “Nossa intenção é reconhecer as pessoas que dedicaram esforços para manter a ACJC como uma entidade forte”, conclui a presidente, que ajudará a associação a escrever os próximos episódios de tão brilhante história.

TOPO