O Presente
Marechal

Associação Sangue Bom encaminhou 600 doadores em 2020

calendar_month 1 de fevereiro de 2021
5 min de leitura

Gratificante. É assim que o presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges, resume o ano de 2020 para a entidade. Segundo ele, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia do coronavírus, a associação conseguiu manter seus números estáveis. “Nós enviamos cerca de 600 doadores de sangue para Toledo, em uma média mensal de 50 voluntários. Isso significa muito, considerando que em dois ou três meses não conseguimos levar ninguém devido à suspensão do atendimento para grupos”, enaltece, emendando: “Costumávamos levar 18 pessoas, mas agora foi reduzido para 12”.

Mais do que mensurar os encaminhamentos, Güttges conta que a associação conseguiu atender à demanda de rondonenses que precisavam de doadores. “Atendemos mais de 30 famílias que precisavam de doadores. Pode parecer não significativo, mas deve-se considerar que algumas pessoas precisavam de 200 a 300 doadores. São muitas pessoas para mobilizar”, destaca ao O Presente.

Atualmente, oito famílias precisam de doadores de sangue. “Para atender à demanda atual precisamos de 500 doadores. A demanda é bastante grande, mas temos conseguido auxiliar”, expõe.

Presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges: “A pandemia atrasou os trâmites para a unidade coletora, mas eles estão acontecendo. O projeto de viabilidade já está aprovado e, inclusive, liberado pela Vigilância Sanitária” (Foto: O Presente)

 

MARECHAL RONDON É DESTAQUE

A Associação Sangue Bom é um projeto do Lions Clube de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, e, conforme o presidente, tem sido destaque nas redondezas. “Segundo informações da UCT (Unidade de Coleta e Transfusão) de Toledo e do Hemocentro de Cascavel, nós somos o município que mais colabora enviando doadores de sangue”, ressalta.

De acordo com ele, mesmo que o município rondonense continue um forte solidário, muitos municípios veem seus estoques diminuindo. “O Hemocentro de Cascavel viu uma queda de 40% nas doações devido à pandemia. A preocupação é tão grande que a unidade adotou um horário estendido, das 07 às 19 horas, sem interrupção para almoço, e passou a abrir aos sábados, na intenção de aumentar a captação de sangue”, relata.

 

CHAMAMENTO

Um dos fatores enaltecidos por Güttges é o chamamento realizado em busca de doadores. “Convocamos os doadores, eles nos atendem e entendem a demanda. Estão sempre prontos para fazer a doação. Quando não conseguem, nós procuramos outros voluntários. Nossos envios são satisfatórios, por isso quase não há desistência, fato que fortalece o trabalho”, salienta.

O chamamento é funcional, segundo ele, por causa da grande quantidade de cadastros que a associação possui. “Hoje temos aproximadamente 6,5 mil cadastros. Alguns não estão aqui ou mudaram de cidade, mas boa parte atende ao chamado da entidade”, conta, emendando que, mesmo o número sendo expressivo, a entidade tem percebido uma diminuição na inclusão de novos cadastros.

Güttges pontua que um grande ponto de cadastramento era a festa do município, o que não aconteceu em 2020. “Nós sempre estávamos lá mobilizando o pessoal e no ano passado isso não foi possível. Por outro lado, começamos a realizar o cadastramento na internet, por meio de preenchimento de cadastro no Facebook, e isso tem ajudado. Outra fonte de novos voluntários é o comércio em geral. As empresas disponibilizam as fichas, instigam as pessoas e nos encaminham os novos cadastros”, relata.

 

PERFIL DOS DOADORES

O presidente da Associação Sangue Bom conta que grande parte dos doadores voluntários são mulheres. “De cada 12 doadores, cerca de oito são mulheres. Parece que há um engajamento maior, uma maior sensibilidade por parte do grupo feminino. O que é interessante também é a indicação que acontece. Por vezes, uma convida a amiga e ambas acabam indo juntas realizar o ato solidário”, compartilha.

Ele comenta que o público jovem, por outro lado, não tem tanto engajamento. “É uma faixa etária com muita saúde teoricamente, mas não são muitos que doam sangue”, lamenta.

Um fato curioso, aponta Güttges, são as mobilizações que os rondonenses fazem em prol da boa ação. “Há um grupo no WhatsApp e, dentro do prazo estipulado pelo Hemepar, as pessoas vão juntas doar sangue. O grupo existe especificamente para isso e as pessoas já foram algumas vezes fazer a doação de sangue em conjunto”, comenta.

 

2021

Para Güttges, 2021 guarda bons momentos para a Associação Sangue Bom. “Temos boas expectativas. Nesse mês de janeiro já encaminhamos 60 doadores, superando a média mensal do ano passado e estamos contentes com o trabalho realizado. Temos ajudado muitas pessoas”, evidencia.

 

UNIDADE COLETORA

Parte das boas projeções para este ano são fruto das projeções relacionadas à implantação da Unidade Coletora de Sangue em Marechal Rondon. “Os trâmites estão afunilando e acredito que ainda neste ano vamos ter uma unidade em nosso município”, prevê.

O presidente da entidade conta que o município já possui uma sinalização positiva do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba no que diz respeito ao projeto de viabilidade econômica e técnica. “A pandemia atrasou os trâmites, mas eles estão acontecendo. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri, também se mostrou solidário à causa. No momento, está sendo providenciado um agendamento com o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto. Esperamos por uma data, mas as expectativas estão lá em cima, pois o projeto de viabilidade já está aprovado e, inclusive, liberado pela Vigilância Sanitária. O apoio por parte do prefeito Marcio Rauber e da secretária de Saúde (Marciane Specht) é louvável”, enfatiza.

Com a instalação da unidade em Marechal Rondon será possível coletar o sangue no município e somente encaminhar as bolsas para Toledo. “Isso facilitaria demais e poderíamos atender a municípios da região, favorecendo a causa”, destaca.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.