O Corpo de Bombeiros atendeu 476 acidentes de trânsito em Marechal Cândido Rondon no ano passado. O número é 5% maior do que o índice de 2020, quando foram registrados 452. Conforme o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros rondonense, capitão Tiago Zajac, diversas variáveis interferem nesse aumento dos atendimentos.
“Em 2020 tivemos um período de restrições por conta da Covid-19 muito maior do que em 2021. A quarentena aplicada naquele período, quando apenas serviços essenciais foram permitidos, reduziu drasticamente o movimento de veículos e pedestres nas ruas e, consequentemente, o número de atendimentos de acidentes de trânsito por parte do Corpo de Bombeiros caiu. Além das medidas restritivas, outro ponto observado foi a aplicação de aulas no ensino remoto, que forçou as crianças a permanecerem em casa. O horário de maior incidência de acidentes ocorre nos períodos de chegada e saída de crianças das escolas”, declarou ao O Presente.
Todos os acidentes tiveram vítimas, afirma o capitão, mas casos de óbito são raridade.

Capotamento e atropelamento
As colisões seguem liderando o ranking de atendimentos dos bombeiros em Marechal Rondon, com 265 registros em 2021, 244 em 2020 e 276 em 2019. Na sequência estão os registros de queda de veículo, com 126 atendimentos.
Os casos de capotamento (27), atropelamento (23), choque contra anteparo (23) e saída de pista (8) registrados durante 2021 em Marechal Rondon foram superiores aos registros dos últimos dois anos no município (veja a tabela).

Mudanças no trânsito
Tendo em vista que em 2019, quando não havia pandemia, o Corpo de Bombeiros registrou 510 acidentes de trânsito, superior ao índice de atendimentos em 2020 e 2021, Zajac pontua que o aprimoramento do trânsito rondonense por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade tem surtido efeitos positivos. “Após o recebimento das estatísticas de atendimentos e dos mapas de calor do Corpo de Bombeiros, o Conselho Municipal de Trânsito é provocado e são sugeridas mudanças no trânsito”, menciona.
Segundo ele, vale destacar os fechamentos dos cruzamentos da Avenida Rio Grande do Sul, que “eram campeões de acidentes e, atualmente, poucos registros entram nas estatísticas nesses locais”.
Motocicletas
Questionado quanto aos veículos que mais se envolveram em acidentes durante 2021, Zajac é enfático: “Com certeza motocicletas”. Segundo ele, os motivos para tal protagonismo são diversos, mas saltam aos olhos a imprudência e a negligência. “Em 2021 o padrão se seguiu e em 2022 não será diferente”, adianta.
Ocorrências com veículos elétricos também entraram para o radar dos bombeiros rondonenses. “O destaque segue sendo as motocicletas, principalmente pela gravidade dos acidentes e as sequelas resultantes, mas outro fator foi adicionado a esta equação nos últimos anos: as bicicletas e as motos elétricas. Esses veículos carecem de atenção por parte dos responsáveis pelo trânsito e dos condutores”, pontua.
2022 começa com 10% a mais de acidentes
Durante o primeiro mês do ano, o Corpo de Bombeiros rondonense atendeu 38 ocorrências de acidentes de trânsito. “Já representa um aumento de pouco mais de 10% em relação ao mesmo período de 2021”, compara. Em janeiro de 2021 foram registrados 33 acidentes de trânsito em Marechal Rondon.
Infrações de trânsito crescem 29% em Marechal Rondon em 2021
O número de infrações de trânsito em Marechal Rondon teve um aumento de 29% em 2021, comparado com 2020, quando as notificações somaram 1.068, segundo aponta levantamento da 2ª Companhia (Cia) do 19º Batalhão de Polícia Militar.
O aumento percentual é quase similar à redução registrada de 2019 para 2020, quando o índice passou de 1.574 para 1.068, queda de 32%.
“É preciso considerar que em 2020 houve menor circulação de pessoas devido às medidas restritivas de Covid-19”, salienta o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar (PM) rondonense, capitão Daniel Zambon. Clique aqui e confira a reportagem completa sobre as infrações de trânsito em Marechal Rondon durante 2021.
O Presente