“Um show rosa de pedal”. Este é o evento que marcará o encerramento da Campanha Outubro Rosa – Um toque pela vida neste domingo (27). A iniciativa é do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
As atividades, que acontecerão no Parque Ecológico Rodolfo Rieger (Lago Municipal), a partir das 16 horas, objetivam estimular a prática de exercícios físicos, bem como a realização de exames periódicos em busca da prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama, e promoção à saúde. “Além das atividades de entretenimento, com jogos e pinturas faciais, exames básicos de saúde e orientações que estarão acontecendo no Lago Municipal, às 16 horas inicia o passeio ciclístico, passando pela Avenida Expedicionário Otto Grings até a Unioeste, retornando ao Lago pela Avenida Írio Welp. Não é um trajeto difícil, nem pesado, por isso qualquer um pode participar”, garante a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Sandra Rieger.
Após o fim do passeio ciclístico, às 17 horas, a profissional de Educação Física Cristina Lazarotto ministrará uma aula de dança. Já às 17h45 a Academia Flex Mais promoverá uma aula de aerobox. “Todas essas atividades serão gratuitas, com o objetivo de reunir a comunidade para que se divirta”, pontua.
O encerramento das atividades acontece às 18h30, com show da banda Storehouse Rock Jam. Também haverá o sorteio de bicicletas para as pessoas que estiverem no Lago Municipal usando a camiseta da campanha desta edição.
Diagnóstico precoce
Sandra diz que esta já é a 9ª edição da campanha Um toque pela vida e que a cada ano o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária se reinventa no mês de outubro para alertar a população sobre a importância do autoexame e das mamografias periódicas a partir dos 50 anos para o diagnóstico precoce da doença. “Diagnosticar o câncer de mama ainda no início aumenta significativamente as chances de cura”, enfatiza. “Mais do que lembrar as mulheres sobre esses cuidados, nossas ações também se voltam para o público masculino, que também é atingido pela doença em menor proporção, lembrando a todos da manutenção da saúde do corpo e da mente para tentar evitar que essas doenças aconteçam”, acrescenta.
Sobre a campanha
Realizada anualmente pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, a campanha faz parte do movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que objetiva compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
O movimento rondonense alerta e incentiva as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia periodicamente, como forma preventiva. Além disso, a campanha também é um gesto de amor, já que a contribuição financeira oriunda da venda de camisetas é revertida ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), que oportuniza o tratamento contra o câncer para a comunidade rondonense e regional.
Parceiros
Promovido pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária e pela Acimacar, o evento “Um show rosa de pedal” tem o patrocínio do Colégio Evangélico Martin Luther, Sicoob Marechal, Sicredi Aliança PR/SP, MM2 Energia Solar, Refran Bikes, Ultra Sistemas, Cercar, Construforma, Casa Rieger e Transgiro’s Tur.
Além disso, conta com o apoio da prefeitura por meio das secretarias de Saúde, Esporte e Lazer e Indústria, Comércio e Turismo, Fecomércio, Sesc, Coopercard, Banda Storehouse Rock Jam, Colégio Luterano Rui Barbosa, Copagril, Associação Rondonense de Ciclismo, Ricas Trilhas Verdes, Isepe Rondon, Promove Propaganda, JCI, Academia Fênix, Academia Flex Mais, Cristina Lazarotto, Floricultura Enamoriê, Ortocolchões e Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer de Mama Elis Regina.
Tribuna popular
Na sessão desta semana do Poder Legislativo rondonense, Carla Rieger Bregoli e Djeni Schwingel, representantes do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, utilizaram a Tribuna Popular para falar sobre as ações desenvolvidas neste Outubro Rosa e convidar as autoridades e a população para prestigiarem as atividades de encerramento no domingo.
Segundo Carla e Djeni, a sociedade rondonense abraçou mais uma vez a campanha.
Estimativas oficiais indicam que somente neste ano em torno de 60 mil mulheres brasileiras descobrirão o câncer de mama. Conforme Carla e Djeni, o Outubro Rosa visa orientar e estimular as mulheres de todas as idades a fazerem mensalmente o autoexame das mamas. Através dele, é possível identificar caroços nas mamas e axilas e outros sintomas da doença, como inchaço, vermelhidão e saída de secreção do mamilo.
Além da atividade desenvolvida durante o mês de outubro, o Conselho da Mulher Empresária criou há quatro anos o Grupo de Apoio Elis Regina, que hoje conta com a participação de 38 mulheres rondonenses que estão em tratamento contra o câncer.
Com assessoria