Fale com a gente

Marechal Avanços na saúde

Aumenta procura pelo Hospital Municipal: “rondonenses passaram a confiar nos serviços prestados”, diz diretora

Publicado

em

Diretora do Hospital Dr. Cruzatti, Luana Cristina Borth: “Um dos marcos de 2019 foi o aumento da procura pelo Hospital Municipal por parte dos rondonenses. Os munícipes ganharam confiança devido ao serviço de qualidade prestado” (Foto: O Presente)

Dois mil e dezenove foi marcante para a saúde municipal. A afirmação é da diretora do Hospital Dr. Cruzatti, de Marechal Cândido Rondon, Luana Cristina Borth. “Tivemos grandes avanços no Hospital Municipal. Depois de quase dois anos de funcionamento, nós adquirimos a cama PPP. Esse equipamento fica dentro do quarto da gestante e facilita o acompanhamento desde antes do parto, no parto e pós-parto. É um grande facilitador, pois a gestante fica mais bem acomodada, facilitando o trabalho de parto tanto para ela quanto para a equipe”, enaltece.

 

MAIS ATENDIMENTOS

Segundo a diretora, outro marco de 2019 foi o aumento da procura pelo Hospital Municipal por parte dos rondonenses. “Os munícipes ganharam confiança devido ao serviço de qualidade prestado. Isso é resultado do envolvimento de toda a equipe e gestão do hospital. Foi um ano trabalhoso, mas estamos sempre recebendo e acolhendo da melhor forma possível as pessoas do nosso município”, salienta.

Antes do serviço de parto ser oferecido pelo Hospital Dr. Cruzatti, as gestantes que necessitavam de atendimento via SUS eram encaminhadas ao Hospital Bom Jesus, em Toledo. “As gestantes davam entrada na antiga Unidade de Saúde 24 Horas e de lá iam para o município vizinho pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou em algum veículo da frota municipal de saúde. Hoje em dia, o deslocamento não é necessário. Nós atendemos aqui as gestantes de risco habitual e intermediário. Sendo assim, das cerca de 40 que iriam para o Bom Jesus antigamente, só cerca de cinco são encaminhadas para lá agora por apresentarem complicações”, menciona.

 

EM NÚMEROS

Ao todo, desde o início do serviço em Marechal Rondon no ano de 2017, o Hospital Municipal Dr. Cruzatti atendeu 801 nascimentos. Destes, 353 foram partos normais e 448 cesarianas.

No ano inaugural, a partir do mês de junho, foram realizados 168 partos. O crescimento no número de partos é notório quando comparados os anos de 2018, com 301, e 2019, com 332 nascimentos: aproximadamente dois partos a mais por mês.

 

PRIMEIRO BEBÊ DE 2020

Filho de Caroline Teske da Silva e Marcio Gomes da Silva, Tobias foi o primeiro rondonense nascido no ano de 2020. Ele veio ao mundo às 09h01 do primeiro dia de janeiro. Pesando 3,672 quilogramas e medindo 50 centímetros, o bebê do sexo masculino nasceu de cesariana no Hospital Municipal.

Encerrando 2019, o filho de Ivonete da Silva de Aguiar e Reginaldo Balduino Gouveia foi o último rondonense a nascer no ano passado: às 09h26 do dia 31 de dezembro, também no Hospital Municipal. Por meio de parto normal, o menino pesou 3,72 quilogramas e media 48 centímetros.

No Hospital Rondon, onde também são realizados partos, mas somente a partir do sistema privado de saúde, não foi registrado nenhum nascimento no primeiro dia do ano.

 

Tobias, filho de Caroline Teske da Silva e Marcio Gomes da Silva, é o primeiro rondonense nascido no ano de 2020. Ele veio ao mundo às 09h01 do primeiro dia de janeiro, no Hospital Municipal (Foto: O Presente)

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente