Fale com a gente

Marechal União de forças

Aumento expressivo no número de casos de dengue em Rondon mobiliza lideranças; já são 78 casos confirmados

Publicado

em

Fotos: O Presente

Na manhã desta terça-feira (11), estiveram reunidos no Sesc de Marechal Cândido Rondon representantes do Lions Club, Rotarys, Sindicomar, Câmara de Vereadores, prefeitura, Conselho da Mulher Empresária, Senac, profissionais da imprensa e os responsáveis pelo controle da saúde/dengue no município, bem como a secretária de Saúde, Marciane Specht, e o coordenador de endemias, Sérgio Radke.

O objetivo do encontro foi reforçar a estratégia de combate à dengue em Marechal Rondon, que já conta com 78 casos de dengue confirmados, sendo 70 são autóctones e oito importados, bem como unir forças, mobilizando a participação de pessoas em arrastões, conscientização em igrejas, clubes, associações de moradores, entre outras localidades.

 

ALERTA

Na oportunidade, a secretária de Saúde apresentou um balanço dos trabalhos que estão sendo realizados pelo Poder Público para que Marechal Rondon não entre em uma epidemia de dengue. Ela lembrou que o número de notificações já chega em 119 e que para que o município alcance o estágio de epidemia são necessários 150 casos confirmados.

Ela destacou também que a luta contra a dengue precisa ser de todos. “Atualmente a luta é do Poder Público em conjunto com parte da população. Precisamos de todos nesta luta. Se um falhar com a missão, os demais saem prejudicados”, salientou.

Marciane lembrou ainda que os números em Marechal Rondon poderiam ser ainda mais graves, porém, mesmo quando o município não possuía casos de dengue, trabalhos preventivos já eram feitos.

 

ARRASTÕES

Neste ano, dois arrastões envolveram dezenas de servidores públicos, que aconteceram nos bairros Alvorada, Rainha I e II, Botafogo, Recanto Feliz, São Francisco, Jardim Marechal, São Lucas e arredores.

O próximo arrastão acontece sábado (15), nos bairros Augusto I e II, Primavera, Higienópolis I e II, Barcelona e arredores. A concentração de equipes de servidores municipais será na garagem da frota da Secretaria de Saúde, às 07h30, os quais, na sequência, se dirigirão para os bairros.

 

NOTIFICAÇÕES

Conforme a secretária de Saúde, qualquer pessoa, de qualquer ponto do município, pode fazer uma notificação ao Setor de Epidemiologia, que será repassada para as equipes de endemias dos postos de saúde, as quais, então, iniciam o trabalho conhecido como “raio de bloqueio”. O raio é realizado pelos agentes de endemias e o bloqueio por agentes de endemias capacitados que utilizam a bomba costal de inseticida, no período da manhã ou à noite.

Pela falta do Malathion (inseticida utilizado no combate à dengue) as equipes estão realizando apenas o raio de bloqueio, ou seja, o Aedes aegypti continua circulando.

 

ÁREA DE RISCO

Marechal Rondon está no meio de municípios com alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. Os municípios próximos com maior número de casos são Guaíra, com 1.065 casos notificados e 907 casos confirmados, e Quatro Pontes, com 180 notificações e 157 casos confirmados.

 

 

 

 

 

 

O Presente

 

Clique e participe do nosso grupo no Whatsapp

Copyright © 2017 O Presente