Fale com a gente

Marechal "Estrela" da Praça Willy Barth

“Auto desgalhamento” da falsa-seringueira preocupa; prefeitura não pode podar pois árvore se tornou patrimônio histórico de Marechal Rondon

Publicado

em

Vários galhos, muitos deles grandes, caíram nos últimos dias, e outros podem ter o mesmo destino, trazendo perigo para quem passa pela praça (Fotos: Divulgação)

Quem passou pela Praça Willy Barth ou imediações, em Marechal Cândido Rondon, nos últimos dias, ficou preocupado com uma situação: vários galhos da falsa-seringueira quebrados, muitos deles bastante grandes, por sinal. Pendurados ou caídos ao chão.

Talvez pelos fortes ventos registrados recentemente e/ou pela fragilidade de alguns galhos, devido à idade da árvore, que tem entre 50 e 60 anos, ocorreu uma espécie de “auto desgalhamento”.

Uma mulher que passava pelo local por esses dias levou um susto, uma vez que um galho por pouco não caiu sobre ela.

A situação de perigo persiste, considerando que além dos galhos enormes que caíram, outros podem ter o mesmo destino.

Contudo, mesmo diante desta situação perigosa, a prefeitura não tem o que fazer atualmente; está de mãos atadas. Como a falsa-seringueira tornou-se patrimônio histórico, cultural e ambiental do município, recentemente, o Poder Público local está proibido de realizar interferências na árvore.

Pessoas ligadas à área ambiental e à prefeitura lamentam que na hora da elaboração do projeto de lei para tornar a árvore patrimônio histórico, cultural e ambiental de Marechal Rondon ninguém procurou profissionais ligados ao meio ambiente para fazer uma análise e obter um diagnóstico da falsa-seringueira, considerando que a árvore encontra-se bastante fragilizada. Muitos alegam, inclusive, que a planta estaria “condenada”.

 

“Estrela” da praça

No começo de setembro, O Presente produziu uma reportagem a respeito da falsa-seringueira, também conhecida como goma-elástica, borracheira ou ficus italiano, que tem nome científico de Ficus elastica Roxb. ex Hornem, famosa por ser a “estrela” da Praça Willy Barth. Na oportunidade, lideranças mencionaram que, mesmo diante do valor histórico da planta, ela não estaria ilesa de corte, caso a praça fosse revitalizada.

Em vista disso, o presidente da Câmara, vereador Claudio Köhler, apresentou dias depois um projeto de lei visando à preservação desta árvore histórica. No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, tal projeto foi aprovado em definitivo, declarando como patrimônio histórico, cultural e ambiental do município a falsa-seringueira da Praça Willy Barth.

 

Características

Majestosa, exuberante, imponente e bela, a falsa-seringueira chama a atenção de quem passa pela praça pelo seu tamanho, pelas suas raízes e pela sua beleza. Por sinal, é palco e cenário para muitas fotografias, seja de quem visita o local e se encanta pela gigante verde, seja de noivos que buscam cenários bonitos para registrar o dia do “sim”.

Admiradores não faltam à árvore, que tem como característica marcante suas raízes aéreas, que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.

A falsa-seringueira não é uma árvore típica do Brasil, mas amplamente cultivada no território nacional, bem como no mundo todo. É originária da Ásia, mais especificamente da Índia, Malásia e Indonésia, mas é popularmente conhecida no Brasil como ficus italiano, devido ao fato das primeiras mudas a chegarem no país terem sido trazidas da Itália.

 

Vários galhos, muitos deles grandes, caíram nos últimos dias, e outros podem ter o mesmo destino, trazendo perigo para quem passa pela praça (Fotos: Divulgação)

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente