O Presente
Marechal

Autoridades rondonenses definem pontos de instalação do sistema de videomonitoramento

Início de operação está previsto para os próximos 40 dias. Serão 150 câmeras de fiscalização e 15 para leituras de placas para integrar as polícias


calendar_month 30 de maio de 2023
4 min de leitura

Os representantes das forças de segurança que atuam em Marechal Cândido Rondon estiveram reunidos, nesta terça-feira (30), com o secretário municipal de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, com o diretor do Departamento de Licitação, Rodrigo Copetti, e com Paulo Antonietti, sócio da empresa vencedora do processo licitatório do sistema de videomonitoramento. Em pauta, foram discutidos os pontos em que devem ser instaladas as câmeras, cujo início de operação está previsto para os próximos 40 dias.

O delegado de Polícia Civil, Julio Krueger, enaltece que a iniciativa da administração municipal vai auxiliar na investigação de crimes, bem como na diminuição dos índices de criminalidade através do acompanhamento em tempo real. “As respostas têm sido positivas nos municípios onde o sistema está em operação”, frisou.

A comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Marcela Schwendler, destaca ser algo muito importante para contribuir com o trabalho dos bombeiros, tendo em vista que a implantação representa um passo à frente na avaliação de acidentes e incêndios, entre outras situações.

O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Daniel Zambon, expõe se tratar de um projeto moderno, que vem para auxiliar no monitoramento de furtos, roubos, acidentes e infrações de trânsito, entre outras ocorrências.

De acordo com o diretor do Departamento de Licitação, Rodrigo Copetti, o sistema de videomonitoramento através de nuvem vai cobrir a sede municipal, assim como os distritos e o interior. Serão 150 câmeras de fiscalização e 15 para leituras de placas para integrar as polícias, além de parcerias que podem ser firmadas para adesões residenciais e empresariais, mediante pagamento.

Empresa

O sócio da empresa Moni Cloud Cidade Segura, Paulo Antonietti, salienta que o sistema disponível é de videomonitoramento em nuvem, com câmeras integradas e liberadas para as forças de segurança.

“Temos demandas de leitura de placas com busca e pesquisa de veículos, buscas de veículo quente ou furtado/roubado, pois gera alerta. O projeto contempla câmeras colaborativas, residenciais ou empresariais, com foco na segurança pública. Assim, criamos uma malha para resolução de crimes mais rapidamente. Temos mais de dez cidades, Palotina foi a primeira, onde baixou significativamente. Em Marechal Rondon estamos na primeira fase, de análise das forças de segurança e do Poder Executivo, sendo que a partir da definição dos pontos nossa empresa vai começar a implantar o projeto em definitivo”, evidencia.

Sonho realizado

O secretário municipal de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, expõe que este é um sonho realizado na segurança pública rondonense. “O prefeito homologou o contrato com a empresa que vai implantar o sistema de videomonitoramento. Nos reunimos com a empresa e com os representantes das forças policiais para definir os pontos de instalação das 150 câmeras de videomonitoramento, 30 câmeras de leitura de placas de veículos e três totens para fiscalizar a cidade 24 horas por dia. Trata-se de um passo importantíssimo na prevenção de crimes e melhoria da segurança pública como um todo. É um marco histórico concretizado pela administração municipal, com rapidez para a segurança ser ampliada”, evidencia.

“A preocupação com o homem do campo é permanente, tanto que em contato com o Sindicato Rural e o Conseg debatemos a aquisição de novos armamentos à Patrulha Rural. Sobre videomonitoramento, destacamos que as localidades com wi-fi liberado podem fazer parte do sistema. O perímetro urbano está todo coberto, mas desejamos expandir. O prefeito Marcio Rauber tem enorme preocupação com a segurança pública. Vivenciamos, ainda, a maior transformação na mobilidade de Marechal Rondon nos últimos 30 anos no que se refere ao trânsito”, conclui Welyngton.

O prefeito Marcio Rauber ressalta que este é um desejo muito antigo do governo e da população. “A partir do alinhamento com as forças policiais, se transforma em uma ferramenta pública extremamente importante que trabalhamos muito para se tornar possível. Vamos dispor dos recursos financeiros para entregar mais este serviço de videomonitoramento à população. Destacamos ter sido viabilizado por meio de parceria entre o município e o governo do estado, para que o controle fique sob responsabilidade das forças de segurança”, finaliza o mandatário municipal.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.