Fale com a gente

Marechal “O Presente na Comunidade”

Avanços em infraestrutura dão cara nova ao Bairro São Francisco

Publicado

em

(Foto: O Presente)

“O Presente na Comunidade”

O projeto “O Presente na Comunidade”, estreado em dezembro, tem a finalidade de mostrar à população rondonense as comunidades do município, que recebem a visita da reportagem do jornal. O objetivo é dar voz e vez às lideranças e cidadãos destas localidades para que falem sobre projetos, atividades desenvolvidas entre outras iniciativas que acontecem nos bairros e distritos de Marechal Cândido Rondon.

 

BAIRRO SÃO FRANCISCO

Para quem acessa Marechal Cândido Rondon, vindo de Toledo, um pouco antes de chegar ao portal, ao lado direito, tem a visão da entrada do Bairro São Francisco.

O bairro, que por muito tempo foi considerado pouco atrativo pela população, vem ganhando corpo e beleza com as melhorias que estão sendo feitas pela prefeitura. Com isso, agregou valor e chama a atenção de interessados em residir no local.

Há poucos meses, o São Francisco foi completamente asfaltado. Ganhou galerias pluviais e sistema de esgoto. Construção de calçadas e ciclovia também fizeram parte das obras de revitalização.

Em breve vai contar, ainda, com uma Unidade Básica de Saúde, que está em construção e atenderá as demandas de saúde da população do bairro, que hoje precisam sair do São Francisco e ir até outros bairros para receber o atendimento. A obra está avançando, ganhando corpo e sua estrutura já pode ser vista pela população e por quem visita o bairro.

 

NOVA GESTÃO

Desde o começo do ano uma nova gestão está à frente da associação de moradores do São Francisco. O presidente Jair Kisler, mesmo há pouco tempo no cargo, já planeja uma série de atividades para a melhoria do espaço da associação. “Eu assumi como presidente no início do ano. A diretoria anterior foi se desfazendo, alguns foram saindo, mas outros acabaram ficando. Moro no bairro há 14 anos e me disponibilizei a ajudar a associação”, menciona.

Atualmente, a associação de moradores do São Francisco conta com um centro comunitário e um campo de futebol, que são muito utilizados pela população do bairro. “Desde que vim morar no bairro, esse salão já existe, só que antigamente era todo aberto. Foi fechado há uns oito anos. A parte da frente também recebeu melhorias e ampliação. Essas melhorias foram feitas com verbas vindas da prefeitura tempos atrás”, comenta Kisler.

Segundo ele, o salão é locado para que a população do São Francisco realize festas de aniversário e eventos recreativos, o que auxilia no caixa da associação.

Kisler relata que atualmente o bairro não possui uma festa tradicional. “O pessoal da prefeitura está nos cobrando. Quer que todos os bairros da cidade tenham uma festa tradicional. Estamos indo atrás disso, temos alguns vereadores que estão nos auxiliando, então até a metade do ano precisamos dar um parecer para a prefeitura de qual será a nossa festa e o nosso prato típico para começar uma nova tradição”, expõe.

Presidente da associação de moradores, Jair Kisler: “Antigamente parecia que o bairro era deixado de lado e as ruas não eram boas, então o asfaltamento foi muito bom. Deu uma nova cara para o São Francisco” (Foto: O Presente)

 

MELHORIAS

O presidente diz que assumiu o cargo com a associação sem dívidas, porém com um valor baixo em caixa. “Tivemos alguns gastos burocráticos, mas nesses dois meses estamos conseguindo melhorar o caixa da associação. Esse valor vem da locação do salão comunitário e de alguns projetos que são desenvolvidos, que ajudam a alimentar o caixa da associação”, explica.

O campo de futebol do bairro faz parte da associação de moradores e, conforme Kisler, está previsto o repasse de auxílio por parte da prefeitura para a instalação de forro e melhorias no centro comunitário. “Fizemos um requerimento para a prefeitura pedindo o material, forro para o salão e alambrado para o campo de futebol, que é necessário, além de uma quantidade de tijolos para fechar uma parte de um muro ao lado do centro comunitário, que caiu”, detalha, referindo-se às melhorias que precisam ser feitas na estrutura da associação.

 

Sede da associação de moradores (Foto: O Presente)

 

LOCAL DE RECREAÇÃO

No campo de futebol, que fica localizado ao lado do centro comunitário, é comum nos finais de tarde encontrar várias crianças jogando bola. “Todos os dias as crianças vêm no final da tarde para jogar bola. Depois que elas voltam da escola, aqui é o ponto de encontro. Se juntam de todos os lados para essa recreação”, enaltece.

Após a realização das melhorias previstas, a associação de moradores pretende transformar o espaço em uma fonte de renda, com o aluguel do campo. “Temos muitas coisas para fazer no centro comunitário, como pintura, reboco das paredes, algumas telhas precisam ser trocadas, além da manutenção do salão, que é muito cara”, pontua Kisler.

Ele menciona que as entidades que utilizam o centro comunitário, como o clube de mães, grupo de capoeira e algumas igrejas evangélicas que desenvolvem atividades no bairro, auxiliam na manutenção de despesas como água e luz.

Campo de futebol que pertence à associação de moradores (Foto: O Presente)

 

GRANDE CONQUISTA

Uma grande conquista do São Francisco foi a recente implantação de asfalto nas ruas do bairro. Executada pela prefeitura, a obra levou, além de asfalto, esgoto, calçadas, galerias pluviais e ciclovia em diversos pontos onde antes eram ruas de terra, que causavam grandes transtornos aos moradores. “A única coisa que estamos reivindicando é que tem algumas lombadas que não foram repostas, e temos um pico de movimento, então as lombadas são necessárias para a segurança dos pedestres e crianças”, ressalta Kisler.

Para ele, a vinda do asfalto representou uma melhoria muito grande. “Antigamente parecia que o bairro era deixado de lado e as ruas não eram boas, então essa ajuda foi muito boa. Deu uma nova cara para o São Francisco”, destaca.

Ruas do bairro receberam asfalto recentemente (Foto: O Presente)

Posto de saúde em construção: obra está em fase de acabamento (Foto: O Presente)

 

“AQUI É MEU CANTINHO”

Moradora pioneira do São Francisco há 28 anos, dona Maria conta que quando se mudou para o bairro haviam poucas casas, sendo ela e seu marido André os primeiros moradores da rua. “Tinha bastante mato, o bairro ainda não era bonito”, relembra.

Ela afirma que gosta muito do São Francisco. “Meu marido trabalhou anos no centro e ia de bicicleta todos os dias, e mesmo assim nós preferimos morar aqui. Meu cantinho é aqui, não quero sair daqui”, frisa.

Apesar de gostar muito de onde mora, dona Maria reclama de uma rua de terra que fica ao lado da sua residência. “Quando chove tem barro e quando está seco tem muita poeira”, expõe a moradora, que espera por melhorias nessa rua.

Dona Maria, moradora do bairro há 28 anos: “Meu cantinho é aqui, não quero sair daqui” (Foto: O Presente)

 

À DISPOSIÇÃO DOS CLIENTES

Há 14 anos com um comércio no São Francisco, Beatriz Schirmann e Moisés Kreuz são donos da Mercearia Estrela II. “Não podemos reclamar de nada. Temos muitos clientes que sempre estão fazendo as compras conosco. Abrimos de segunda a segunda e sempre estamos à disposição do nosso cliente”, enfatizam. “Sempre estamos prontos para receber bem nossos clientes e oferecer produtos de boa qualidade”, acrescenta Beatriz.

Beatriz Schirmann, proprietária da Mercearia Estrela II: “Não podemos reclamar de nada. Sempre estamos aqui para receber bem nossos clientes e oferecer produtos de boa qualidade” (Foto: O Presente)

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente