Copagril – Sou agro com orgulho
Marechal Projeto em planejamento

Avenida Maripá será revitalizada em 2022

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

Uma das vias de acesso mais antigas de Marechal Cândido Rondon, a Avenida Maripá, nunca passou por uma reestruturação completa, apenas recebeu melhorias paliativas ao longo dos anos.
Mas, de acordo com o secretário de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen, esta realidade está prestes a mudar. A prefeitura tem a intenção de revitalizar a avenida e, embora o processo esteja na fase primária de planejamento, a previsão de início da obra é para 2022. “Estamos levantando as possibilidades de intervenção”, expõe.

O secretário explica que o projeto terá várias etapas para ser concluído devido à complexidade e à influência que provocará no tráfego de veículos.

Casa do Eletricista – Torneira Zagonel

Secretário de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen: “Pretendemos realizar audiências públicas para apresentar as possibilidades e debater a respeito para se chegar a um projeto eficaz e que atenda às necessidades da população” (Foto: Arquivo/OP)

 

Audiências públicas

Ele comenta que a administração municipal pretende realizar audiências públicas para apresentar as possibilidades e debater a respeito das mudanças para se chegar a um projeto eficaz e que atenda às necessidades da população. “Queremos ouvir a opinião das pessoas”, pontua.

As reuniões, contudo, ainda não têm data marcada e devem acontecer depois do levantamento técnico e cadastral que se encontra em processo licitatório. “Após isso, juntaremos as informações técnicas, faremos as propostas, para então marcar a audiência pública”, informa Ostjen.

Prefeitura estuda alterações em cruzamentos considerados perigosos, como o da Rua Pernambuco, onde constantemente são registrados acidentes (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Extensão da obra

A Avenida Maripá se estende da Rotatória da Bandeira, no cruzamento com a Avenida Rio Grande do Sul, até o entroncamento com a BR-163, comcerca de quatro quilômetros.

De acordo com o secretário, a prefeitura pretende renovar toda a extensão da avenida, no entanto, a princípio, a reestruturação será realizada até o cruzamento com a Rua Ceará. “Dependerá da disponibilidade orçamentária tanto de recursos externos quanto do município para ser definido até aonde e quais serão os tipos de intervenções a serem feitos na avenida”, ressalta.

Ostjen diz que o município busca verba do governo estadual para conseguir realizar a revitalização de toda a extensão da avenida. “Correremos atrás de recursos externos para aliviar os gastos do município”, salienta.

Segundo ele, ainda é prematuro apontar o valor que será gasto para fazer toda a revitalização. “Vai depender de detalhes que serão definidos no projeto e nas audiências públicas”, expõe.

Ciclovias serão mantidas e as calçadas da Avenida Maripá devem ser substituídas por pavimentação padronizada (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Mudanças

De acordo com o secretário de Coordenação e Planejamento, as calçadas serão padronizadas, construídas em paver e com pontos de acessibilidade para cadeirantes. Ele conta que o asfalto será recapeado e o número de vagas para estacionamento de veículos deve ser o mesmo ou maior que o atual. “Isto dependerá do direcionamento de outros aspectos do projeto”, menciona.

Ele relata também que as ciclovias ao longo da via serão mantidas. “Será dada também uma cara nova na sinalização e na aparência da avenida”, comenta.

Conforme Ostjen, os equipamentos de iluminação pública serão substituídos por outros com lâmpadas de led, o que deve gerar uma economia para os cofres públicos. “Haverá também uma melhora significativa na qualidade da iluminação. A avenida ficará bem mais iluminada e, consequentemente, mais segura”, destaca.

Em princípio, revitalização da Avenida Maripá deve acontecer da Rotatória da Bandeira até o cruzamento com a Rua Ceará (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Número de vagas de estacionamento no canteiro central pode ser ampliado em alguns trechos da Avenida Maripá (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Iluminação pública ao longo da avenida será substituída por equipamentos com lâmpadas de led (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Mercadão do Óculos – antes inauguração
TOPO