Os avicultores Danton Lindner e Valmir Lindner, da Linha Heindrich, interior de Marechal Cândido Rondon, tiveram que lidar com a morte de 25 mil frangos, no fim de semana, devido a problemas de faltas de fase da rede de energia da Copel.
“Houve o rompimento de cabo na granja e os alarmes não tocaram, nem os exaustores, que, com a falta de energia, acabaram desarmando”, expõe Danton.
Segundo ele, o prejuízo registrado passa da casa dos R$ 45 mil. “Ainda não fizemos os cálculos certinho, mas esse é o valor aproximado”, mencionou ao O Presente.
Danton diz que tem seguro da granja, mas que as quedas de fases na rede de energia têm causados, além deste, muitos outros transtornos. “Pretendo tomar as providências cabíveis. É muita queda de energia da parte da Copel, muita gente tá reclamando”, enalteceu.



Cliente da Cercar
Ao saber da notícia, a Copel entrou em contato com O Presente para informar que o aviário que perdeu frangos não é cliente da Copel, mas, sim, da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico Marechal Cândido Rondon (Cercar). Em vista disso, divulgou uma nota de esclarecimento.
Confira a nota da Copel na íntegra:
A Copel informa que o aviário de Marechal Cândido Rondon que perdeu frangos no último final de semana, conforme reportado pelo site de notícias O Presente, não é cliente da companhia, e sim da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico Marechal Cândido Rondon (Cercar). A Copel atende, em alta tensão, à Cercar. Não há registros de problemas de fornecimento de energia à Cercar no final de semana, e nem reclamações por parte da cooperativa ou dos consumidores da região.
Apesar de o aviário não ser cliente direto da companhia, profissionais da Copel entraram em contato com o proprietário, que informou que houve o rompimento de um cabo na rede elétrica interna da unidade consumidora. Ainda segundo o proprietário, um eletricista particular já havia sido acionado para solucionar o problema.
Diante do exposto, a Copel solicita ao portal O Presente a correção do erro publicado na matéria, assim como nos demais portais que replicaram a mesma reportagem, e que a correção receba a mesma evidência dada à matéria original.
O Presente (matéria atualizado em 14/03, às 16h30)