Fale com a gente

Marechal Projeto de destaque

Bairro Augusto ganha horta comunitária como estímulo à alimentação saudável

Publicado

em

Foto: Divulgação/Assessoria

Com o objetivo de levar à mesa da população do Bairro Augusto, de Marechal Cândido Rondon, uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, incentivando o consumo de verduras, legumes, temperos e chás, foi criado o projeto Horta Comunitária (PHC), mantida por servidores.

Na manhã de terça-feira (12), o prefeito Marcio Rauber, o vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila), os secretários de Saúde, Marciane Specht, e de Governo, Walmor Mergener, os vereadores Pedro Rauber, Vanderlei Sauer e Claudio Köhler foram conhecer a horta, que fica nos fundos do posto de saúde.

De acordo com a idealizadora do projeto, a agente comunitária de saúde, Kátia Eisen, a ideia da horta surgiu em 2017 e logo conseguiu o apoio das colegas Andiara e Eliane. “Assim, levamos a ideia para a enfermeira-chefe Carla, que logo aderiu”, conta.

Kátia lembra que o começo foi difícil. “Encaramos a nossa ideia e por meio de doações e até mesmo com dinheiro próprio, compramos mudas, sementes, pneus, etc”, recorda.

O projeto foi colocado em prática a partir do dia 16 de março deste ano, com a reunião de apresentação do projeto da horta. No dia 19, o espaço começou a ser revitalizado para receber a futura horta, envolvendo os servidores e a comunidade do bairro.

FRUTOS

No dia 30 de maio a horta rendeu os primeiros frutos, com a colheita e a doação das verduras, legumes, temperos e chás para famílias do bairro que são cadastradas na unidade de saúde local.

Famílias ainda podem aderir ao projeto e receber doações, basta se dirigir até o posto de saúde e deixar o nome com a responsável Simone (administrativo) ou diretamente com as agentes comunitárias de saúde.

PRÓXIMO PASSO

No próximo dia 19, haverá uma roda de conversa com o nutricionista Rafael Heinrich, com a finalidade de levar informações sobre a forma correta de preparar estes alimentos, bem como o uso de temperos na preparação das refeições, para evitar o consumo excessivo de sal.

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente