“O Presente na Comunidade”
O projeto “O Presente na Comunidade”, lançado em dezembro, tem a finalidade de mostrar à população rondonense as comunidades do município, que receberão a visita do jornal para contar um pouco sobre os projetos, organizações e funcionamento dos locais. Seguiremos falando sobre o Bairro Primavera. Confira!
BAIRRO PRIMAVERA
O Bairro Primavera possui longos anos de história e apresenta notório crescimento populacional, que pode ser visto através da criação de novos loteamentos e construção de residências.
Distante alguns quilômetros do centro da cidade, o acesso ao Primavera se dá pelo viaduto da BR-163. O bairro conta com uma grandiosa estrutura. A população está assistida nos ramos da saúde, educacional, comércios e prestadores de serviços. Observa-se que muitas empresas edificaram sua estrutura no Primavera. O bairro conta com praças e academia da terceira idade, em um amplo e bonito espaço.
O Colégio Estadual Monteiro Lobato atende os alunos daquela região da cidade, o qual disponibiliza Ensino Fundamental e Médio. Para os menores, a Escola Municipal 25 de Julho oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os pais que trabalham durante o dia têm acesso ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Primavera. A Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Primavera oferece à população acesso ao serviço de saúde pública do município.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
A atual gestão da Associação de Moradores do Primavera atua há três anos e meio e no segundo mandato tem como presidente João Nakoniekzni. “Começamos em julho de 2017, formamos uma nova diretoria da associação de moradores e aí precisava de vários investimentos que corremos atrás. Tínhamos uma defasagem grande no campinho, no salão, e fomos buscar parcerias, com a prefeitura, com quem pudesse nos ajudar lá dentro, e aos poucos estamos conseguindo as coisas”, aponta João.
O campo de futebol, que pertence à associação de moradores, possui uma estrutura bem conservada e atrativa. “Temos eventos no campo três vezes por semana. Temos jogos nas segundas, terças e sextas. O que mantém essa estrutura são os veteranos. Todos ajudam, mas quem cuida mesmo são eles”, explica.
O presidente aponta que como a associação é comunitária, não se tem muito dinheiro para investimentos, por isso a necessidade de arrecadar fundos. Essa arrecadação ocorre por meio de festas comunitárias, almoços, jantares, eventos, tudo para melhorar a infraestrutura do espaço. “Fizemos uma equipe muito boa, temos uma diretoria participativa, então nós vemos a opinião dos moradores, aí levamos as reivindicações para a prefeitura, para a Câmara de Vereadores. Nós vemos que o nosso bairro está melhorando e em pleno desenvolvimento”, enaltece.
O Primavera tem se tornado mais atrativo para a população e até mesmo para novos moradores, e isso se dá, segundo João, pela construção do viaduto sobre a BR-163. “Depois que foi feita a duplicação da rodovia e a construção do viaduto, os acidentes diminuíram. As pessoas tinham medo de vir para o Primavera, porque precisava atravessar a rodovia e era um local perigoso. Agora as pessoas têm maior confiança”, aponta.

Presidente da Associação de Moradores, João Nakoniekzni: “Temos uma diretoria participativa” (Foto: O Presente)

Campo de futebol que pertence à associação de moradores (Foto: O Presente)
REIVINDICAÇÃO
Uma das melhorias reivindicadas pela população, por intermédio da associação de moradores, é a construção de um espaço esportivo para as crianças. Segundo João, a prefeitura possui um terreno ideal para a construção de uma quadra poliesportiva. “Nós vemos muitas crianças brincando na rua por não ter um local adequado para fazer as brincadeiras. Se elas tivessem seria menos perigoso”, sugere.
“Fomos procurados pelos idosos do Primavera. Quando o ônibus circular deixou de passar nos bairros, os idosos ficaram sem acesso aos grupos onde participavam. Eles então reivindicaram a criação de um grupo de idosos no bairro Primavera e, como a associação de moradores é mais estruturada, nos pediram auxílio para criar um abaixo-assinado para ser encaminhado à prefeitura. Temos em torno de 60 assinaturas de idosos aqui do Primavera. Esses idosos irão usar o espaço do salão comunitário”, explica João.
MELHORIAS
“Todo o povo aqui é bem unido. Quando falamos em melhorias, chamamos as comunidades, as igrejas, as escolas, o clube de mães, os veteranos, todos se unem sabendo que é necessário ter a infraestrutura. As entidades se unem para arrecadar fundos”, explica o dirigente.
Com o dinheiro arrecadado nas últimas promoções, a associação conseguiu comprar mesas e cadeiras para o centro comunitário, necessidade antiga do local. Anterior a isso, sempre que havia um evento era preciso emprestar mesas e cadeiras de outros lugares. “Conseguimos arrumar o alambrado do campo que pertence à associação de moradores e falta arrumar uma parte da iluminação, então temos que trabalhar para conseguir isso. A diretoria está disposta a trabalhar e a gente corre atrás”, relata.

Centro Comunitário do Bairro Primavera, utilizado por várias instituições do bairro (Foto: O Presente)
EVENTOS DO BAIRRO
João expõe que no ano de 2020 três eventos acontecerão no centro comunitário. No dia 07 de março será realizado o Festiário. “O professor Ário Martiny nos procurou e, como vai fazer 25 anos que ele começou esse festival nas escolas, nos bairros, distritos e município, pediu se não tinha como fazer uma homenagem pelos 25 anos do festival”, explica o presidente.
Já no dia 06 de junho haverá um jantar dançante. Após o jantar a animação será por conta de Érico e o Trio Balanço. “No dia 1º de agosto temos a festa das comunidades, em que igrejas, escolas, clube de mães, os veteranos, todos estarão reunidos em prol de arrecadar fundos para melhorias no salão. Todas essas comunidades usam o salão, então há essa união. Se todo mundo ajuda, o salão sobrevive”, enaltece.
A população ainda usa o centro comunitário para aniversários e festas. O dirigente relata que o centro comunitário é usado de três a quatro vezes por semana pela população.
Em 2019, em parceria com a prefeitura, eram ofertadas aulas de capoeira, lutas, artes marciais, ginástica. O Poder Público cedia os profissionais que se deslocavam até o Primavera para desenvolver as atividades com os alunos. Para esse ano ainda não houve confirmação de como serão as aulas, mas, segundo João, as atividades acontecerão.
UM BAIRRO COMPLETO
Morador do bairro há 15 anos, Walter Erno Dick conta que no momento morar no Primavera é ótimo. “No início era um pouco complicado, mas agora está muito bom. Antigamente tínhamos problema com criminalidade, mas essas pessoas acabaram indo embora. Hoje é um bairro muito tranquilo e bom de morar. Meu sentimento em relação ao Primavera é muito bom. Nós quase temos todos os comércios aqui no bairro, só não temos posto de combustível, no restante é muito completo. Temos mercado, panificadora, farmácia, temos a melhor pizzaria da cidade”, elogia.

Walter Erno Dick, morador do Primavera: “Nós quase temos todos os comércios aqui no bairro, só não temos posto de combustível, no restante é muito completo” (Foto: O Presente)
BAIRRO FAMILIAR
Há nove anos servindo produtos de panificação e confeitaria para a população do Primavera, a Panificadora Pão Dourado é de propriedade de Marla Ferreira de Souza, que conta que a maioria dos clientes que frequentam seu comércio são pessoas do bairro. “O Primavera proporciona muitas coisas boas na minha panificadora. Temos muitas famílias e temos uma relação sempre muito boa com os clientes”, avalia.

Marla Ferreira de Souza, proprietária da Panificadora Pão Dourado: “O Primavera proporciona muitas coisas boas na minha panificadora” (Foto: O Presente)
POPULAÇÃO PRIORIZA O COMÉRCIO DO BAIRRO
Para quem precisa de medicamentos e produtos para a saúde, à disposição da população do Primavera está a Farmácia Filadélfia. Janaina Balco é funcionária do estabelecimento há oito anos e relata que a população do bairro valoriza e prioriza suas compras na farmácia. “A população dá prioridade para a nossa farmácia e como o bairro tem quase tudo o que as pessoas precisam, elas não procuram muito o centro. Então aqui na farmácia elas priorizam comprar conosco. Se não temos algum produto elas até compram no centro, se não, é conosco”, relata.

Janaina Balco, funcionária da farmácia Filadélfia: “Como o bairro tem quase tudo o que as pessoas precisam, elas não procuram muito o centro” (Foto: O Presente)

Academia da terceira idade, localizada ao lado do centro comunitário (Foto: O Presente)

Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Primavera (Foto: O Presente)

Colégio Estadual Monteiro Lobato oferece aos alunos do bairro Ensino Fundamental e Médio (Foto: O Presente)

Unidade Estratégia Saúde da Família Primavera presta serviços de saúde à população do bairro (Foto: O Presente)
O Presente