Imagine um esporte que mistura tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol. Sim, ele existe e tem atraído cada vez mais a simpatia dos brasileiros. É o beach tennis, popular tênis de praia. A modalidade vem conquistando gradualmente mais adeptos e virou febre até mesmo nas cidades que não possuem praia, como é o caso de Marechal Cândido Rondon.
Os rondonenses estão aderindo mais e mais à modalidade e a tendência é que as quadras exclusivas do esporte se multipliquem. A coordenadora da Academia Tornado Tênis, Elizangela Kalkmann Cortes, sabe bem o motivo: é um esporte empolgante. “Quem joga uma vez, quer jogar sempre”, enaltece.
Na academia as quadras existem desde 2019, mas só foram reativadas em agosto deste ano. Desde então há várias pessoas interessadas pelo esporte, conhecendo a modalidade.
O público feminino é o que mais tem aderido ao esporte, segundo Elizangela. Isso fez com que o local tivesse dias exclusivos para elas. “Às terças e quintas-feiras temos as nossas frequentadoras assíduas. Há dias que têm 30 mulheres esperando para jogar”, revela.
A adesão é tanta que, no último dia 04, a Tornado Tênis realizou um campeonato só para as mulheres. “Ao todo, foram 26 inscrições. Foi uma oportunidade para elas se divertirem, competirem e aproveitarem uma ensolarada tarde de sábado”, destaca a coordenadora, afirmando que as meninas já estão ansiosas para uma próxima competição.

Adesão pela modalidade é tanta que, no último dia 04, a Tornado Tênis realizou um campeonato só para as mulheres (Foto: Divulgação)
Amor à primeira vista
Só em entrar na quadra e sentir os pés na areia já dá para perceber a energia contagiante que faz as pessoas se apaixonarem pelo beach tennis. É amor à primeira vista. Quer dizer, ao primeiro saque. Com a Débora Martin da Silva foi assim. A tutora da Universidade Paulista (Unip) conheceu o esporte há dois anos, quando observou um grupo de pessoas jogando na praia. Em 2020 começou a praticar e de lá pra cá se apaixonou. “Eu pratico três vezes por semana, mas se pudesse fazia todos os dias. É uma modalidade que envolve a mente e a sociabilidade do indivíduo. O ser humano se beneficia daquilo que o esporte é capaz de oferecer”, menciona.

Esporte fácil
Já a chefe de cozinha e assistente administrativa Catiane Zarur está tão envolvida com o tênis de praia que trocou o muay-thai pela areia e agora vai começar a praticar o tênis tradicional. Ela descobriu o beach tennis por acaso, olhando as redes sociais. “Eu via alguns conhecidos postando fotos e fui me informar”, comenta.
E não importa se você chegar à arena sem conhecer ninguém. Todo mundo se cumprimenta como bons amigos. Foi assim com Catiane. “Cheguei pela primeira vez sozinha e sem fazer ideia de como jogar, de como eram as regras e nem mesmo como segurar a raquete. Não é um esporte difícil. Logo na primeira tentativa me identifiquei e mal podia esperar para o próximo jogo. É um esporte que faz você criar laços com as pessoas. Quem já pratica há mais tempo tem paciência com aqueles que ainda estão começando”, conta.

Terapia
Na agenda de Fatima Erlich o beach tennis é um compromisso sério, e ela não falta por nada. “Às terças e quintas eu vou jogar com as meninas e nos fins de semana jogo com meus filhos. Não saio mais da quadra”, diz ela, aos risos. “Amo tênis, mas o beach tennis me encanta. Significa saúde, união, esporte e lazer. É uma verdadeira terapia que ajuda na concentração, decisão rápida e faz o cérebro sair da zona de conforto. É corpo, mente e espírito”, define.
Saúde física e mental
Stefani Marchi é assistente financeiro e pratica o esporte há um mês. Neste pequeno período ela já notou o impacto que o esporte tem na sua rotina. “Eu estou acima do peso e o beach tennis ajudou bastante no meu bem-estar e na qualidade de vida. Já vi mudanças nos meus exames, nas condições físicas e no dia a dia”, destaca ela, que também fez o marido se apaixonar pelo esporte.
Vida em movimento
A educadora física Dorothea Campos encontrou o beach tennis quando buscava um esporte que desenvolvesse várias habilidades físicas. “Um esporte que me conectasse com as pessoas, simples e fácil de jogar. Uma modalidade divertida e que trouxe benefícios para a minha saúde física e mental. E o melhor de tudo, é aquela felicidade liberada pelas endorfinas. O beach tennis representa a vida em movimento”, resume.

Tênis tradicional e beach tennis
A única coisa que o tênis tradicional e o de praia têm em comum é o uso de bolas e raquetes. E mesmo assim há diferenças. “A bola é mais murcha e a raquete não é de corda, mas de fibra de vidro ou carbono por fora e EVA por dentro”, explica a coordenadora da Academia Tornado Tênis, Elizangela Kalkmann Cortes.
Outra diferença é que o tênis tradicional permite que a bola quique uma vez antes de o jogador bater nela com a raquete, já no tênis de areia isso não é permitido. “Além disso, as partidas são disputadas no estilo ‘melhor de três’ e ganha quem vencer dois dos três sets”, detalha.

Histórico
O beach tennis nasceu nos anos 80 em Ravena, na Itália. No Brasil começou a ganhar espaço em 2008, quando as cariocas Joana Cortez e Samantha Barijan começaram a aparecer nos rankings mundiais. De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o Brasil é uma potência em beach tennis. Em 2022 são esperados pelo menos 100 torneios da modalidade.


FICOU INTERESSADO?
Se você se interessou pela modalidade e está a fim de testar suas habilidades no beach tennis, em Marechal Cândido Rondon é possível agendar horário na Academia Tornado Tênis. O custo é de R$ 10 a hora, por pessoa.
Já na Rio Arena Beach Tennis, inaugurada semana passada no centro rondonense, também há agendamento de horário, sendo R$ 70 por hora – valor promocional válido para o mês dezembro. O local conta com um bar que serve drinks e cervejas artesanais. A partir de janeiro terá day-use e aulas nas segundas e terças-feiras.
A AABB também dispõe de espaço para a prática, contudo somente para associados.
Em espaços públicos como a Praça Willy Barth e o Parque Ecológico Rodolfo Rieger (Lago Municipal), há quadras de areia que são utilizadas para a prática de vôlei de areia, futevôlei e também beach tennis.
O Presente