Fale com a gente

Marechal Repercussão positiva

Bicicletas viram decoração natalina e chamam atenção em Marechal Rondon

Publicado

em

A ideia repercutiu e muitos comerciantes estão aderindo às bicicletas como artigo de decoração em seus estabelecimentos; prédios públicos também (Fotos: Gitana Peres Peres)

 

O Natal chegou e esta época vem sempre recheada com clima de amor, família e confraternização. O clima natalino invade ruas e casas, trazendo o brilho e a magia da data através das iluminações e decorações natalinas, algumas mais tradicionais, outras mais originais, mas sempre coloridas e repletas de significados.

Neste ano, em Marechal Cândido Rondon, alguns enfeites estão saltando aos olhos dos rondonenses, como é o caso das bicicletas ornamentadas, que podem ser visualizadas em pontos diferentes da cidade, principalmente em frente aos comércios.

Ivone Barbosa Weber, sócia-proprietária da Ótica Da Visão, usa o item de forma decorativa em frente à sua loja, na Rua Santa Catarina, desde a Oktoberfest, quando a bicicleta foi ornamentada com as cores preto, vermelho e amarelo, remetendo à cultura germânica do município.

A bicicleta que não tinha mais utilidade foi transformada em um artigo natalino e, segundo Ivone, é uma característica da cidade, mas que até então não recebia o devido valor. “As bicicletas são usadas tanto como meio de locomoção, como para lazer e esportes em nosso município. É algo que precisa ser valorizado. Além disso, restaura um bem que muitas vezes é descartado,  mas que pode e deve ser reaproveitado”, comenta.

Conhecida como a “cidade das bicicletas”, Marechal Rondon possui cerca de 50 quilômetros de ciclovias que ligam os bairros ao centro da cidade, incluindo trajetos entre indústrias e outras localidades. “Atendo representantes comerciais e pessoas de outros lugares, e todos sempre acham interessante o fato de Marechal ser uma cidade com um trânsito grande de bicicletas nas ruas. Por isso, usar as bicicletas como enfeites casa com a condição e situação dos rondonenses”, expõe Ivone.

A empresária também ressalta que o custo para a ornamentação é muito baixo diante do que ela representa. “Muitas pessoas têm uma bicicleta sem utilidade em casa, e que em algumas situações não é vendida por não ter valor de mercado. É interessante essa reutilização pelo fato de ser possível montar diversas decorações, para todas as datas festivas, e assim manter a nossa cidade sempre decorada, com algo que tem significado para os rondonenses”, destaca, lembrando que a decoração não precisa ser necessariamente nas ruas, mas também nos próprios jardins e quintais das casas.

 

Repercussão

A ideia repercutiu e muitos comerciantes estão aderindo às bicicletas como artigo de decoração em seus estabelecimentos.

Nas redes sociais, internautas elogiam as iniciativas, como é o caso do jornalista Cristiano Viteck, que publicou imagens das bicicletas ornamentadas acompanhadas da legenda “Papai Noel trocou o trenó pelas bikes neste Natal em Marechal Rondon!”.

 

Ficou interessado(a)?

A administração municipal, através da Secretaria de Cultura com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), por indicação do vereador Claudio Kohler, está disponibilizando bicicletas que estavam no Departamento de Trânsito para que comerciantes rondonenses possam usá-las como artigo decorativo de Natal.

O comerciante poderá ficar com elas para que, ao longo do ano, também sejam usadas em outras decorações temáticas. Interessados devem entrar em contato com Adriana, pelo telefone (45) 3284-8760.

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente