Dois falecimentos em decorrência de complicações da Covid-19 foram confirmados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon, conforme boletim divulgado às 17 horas desta quinta-feira (29). O óbito de número 78 é de uma senhora de 74 anos. Ele teve início dos sintomas no dia 19 de fevereiro com fraqueza, dor de cabeça, dores musculares, falta de apetite e hipossaturação. No dia 23 procurou atendimento hospitalar e foi internada. A coletou material para exame RT-PCR ocorreu naquele dia, com divulgação do resultado positivo em 25 de fevereiro, mesma data em que a paciente evoluiu para ventilação mecânica. A idosa faleceu na quarta-feira, 28 de abril. Ela tinha como comorbidades hipertensão e diabetes.
Por sua vez, o óbito 79 é de um homem de 55 anos. Ele teve início dos sintomas no dia 11 de abril com falta de ar e dor de garganta. No dia 13 coletou antígeno com resultado reagente para Covid-19. Já em 15 de abril se dirigiu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficou em observação até o dia seguinte. No dia 17 retornou para a unidade de saúde com piora do quadro e evoluiu para ventilação mecânica. Em 19 de abril foi transferido para o hospital de Assis Chateaubriand, onde veio a óbito ontem (28). Tinha hipertensão como comorbidade.
NÚMEROS
Em relação à evolução de casos, Marechal Rondon conta hoje com 4.309 diagnósticos positivos da Covid-19. Desse total, há 4.157 pacientes recuperados e 73 pessoas em tratamento da doença. Dos casos ativos, há 60 pessoas em isolamento domiciliar, 11 internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois pacientes internados na UPA ou em hospitais.
No tocante aos casos suspeitos, há 55 pessoas no aguardo de resultados dos exames, dos quais três pacientes estão internados na UPA ou em hospitais. Outras 219 pessoas são monitoradas via call center.

O Presente