O Centro de Atendimento à Família (CAF) de Marechal Cândido Rondon, vinculado à Secretaria de Assistência Social, passa a contar com uma novidade: a fanfarra do CAF. Cerca de 60 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, participarão da ação.
A aula inaugural aconteceu na última quinta-feira (02) e foi ministrada pelo soldado Juliano Zang, cedido pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Na oportunidade aconteceu a entrega dos instrumentos (que já eram do CAF) para cada aluno. Nesse primeiro momento, apenas as crianças e adolescentes participam da aula. De acordo com o diretor do CAF, Júlio César Fontana, em torno de 20 idosos que integram a entidade foram convidados a participar da fanfarra do CAF e em breve participarão das aulas.
Conforme Fontana, o objetivo da fanfarra é servir como ferramenta de ensino e aprendizagem, de resgate e de inclusão social dos alunos.
A ideia surgiu a partir de uma conversa entre Júlio e Zang, e logo recebeu apoio da Secretaria de Assistência Social, por intermédio da secretária Jenice Corte Loch, da coordenadora do CAF, Patrícia Adams, e de todos os servidores.
As aulas acontecerão todas as quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino.
BENEFÍCIOS
Zang destaca os benefícios da fanfarra para os seus integrantes, afirmando contribuir para a formação sociocultural de crianças e adolescentes. “Também pode contribuir com os idosos em vários aspectos cognitivos, os quais vamos perdendo se deixarmos de praticar na idade adulta e também na terceira idade. É desenvolvido ainda um trabalho com espírito patriota, onde a hierarquia e a disciplina sempre estão presentes”, pontua o soldado, que será professor das turmas.
“Durante as aulas, os jovens e idosos têm contato com instrumentos, desenvolvendo habilidades motoras, auditivas, rítmicas e civismo através de marchas militares, hinos e também aulas de ordem unida, bem como presenciam a vida policial e desempenham papéis parecidos em atividades lúdicas, interagindo com os militares e cidadãos da nossa cidade”, acrescenta.
HISTÓRICO
Juliano Zang é formado em licenciatura em Música pela Faculdade Anhanguera e tem pós-graduação em Musicoterapia pela Interbras Educacional. Atuou como regente das fanfarras dos colégios Ceretta e Margarida e como professor de Artes pela Secretaria de Estado de Educação. Atualmente é o presidente da Orquestra Municipal de Sopros, na qual é trombista há 16 anos.
Com assessoria