Fale com a gente

Marechal Novo espaço de convivência

Cantina Universitária é inaugurada na Unioeste de Marechal Rondon

Evento contou com a presença de lideranças da universidade, representantes da municipalidade e comunidade acadêmica

Publicado

em

(Foto: Andressa Trentin/OP)

A comunidade acadêmica do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já pode usufruir dos serviços da Cantina Universitária.

O espaço foi inaugurado na manhã desta terça-feira (13), em cerimônia que contou com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona; do vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello; do diretor do campus rondonense, Davi Félix Schreiner; pró-reitores; secretários municipais; acadêmicos; docentes; técnicos universitários; diretores de centros; e coordenadores de curso.

Chamada carinhosamente de #TôNaUni, a Cantina Universitária representa uma conquista para o campus rondonense. “Muitos de nós fomos estudantes dessa universidade, sonhamos juntos e hoje podemos, juntamente com os acadêmicos, docentes, técnicos universitários e comunidade acadêmica e externa, desfrutar de mais esse espaço”, enfatizou o diretor do campus rondonense.

Durante o evento, Schreiner enalteceu a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reconheceu o trabalho prestado pela pasta. “Pensar em conhecimento, ciência e tecnologia é pensar em formar jovens profissionais de qualidade e excelência. Essa é função primeira do Estado para que tenha desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Universidade de qualidade

Mello representou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, no evento. “Cumprimento a gestão do campus, sempre pensando no coletivo e nos benefícios para a comunidade de modo geral. É uma satisfação muito grande estarmos aqui e podermos contribuir, porque as coisas são feitas de maneira coletiva”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor evidenciou o retorno das avaliações dos programas da Unioeste e destacou os bons resultados que a instituição tem alcançado.

“Praticamente todos os nossos programas tiveram um conceito melhorado, o que nos habilitou a fazer propostas de doutorado. Dentre outras universidades, a Unioeste foi a que mais cresceu no ponto de vista da pós-graduação e agora se coloca em um cenário mais positivo ainda. Além de consolidar os programas que já são bem avaliados e que, inclusive, melhoraram de conceito, os mais jovens foram referendados. É uma satisfação muito grande”, enalteceu.

O vice-reitor da Unioeste aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos acadêmicos e àqueles que ingressaram na universidade para o ano letivo 2022, que começou na segunda-feira (12). “Esse é mais um lugar de convivência para vocês, alunos e alunas, que retornaram das férias e agora iniciam com gás renovado. Sejam bem-vindos à Universidade ‘querida’ do Oeste do Paraná, que desenvolve com competência sua missão”, elogiou.

Espaço de oportunidades

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná parabenizou a equipe do campus por mais um espaço que passa a ser disponibilizado à comunidade acadêmica.

“O campus rondonense é muito bem cuidado, é um local aprazível, que dá ânimo olhar, permanecer, passar o dia e realizar os estudos. Isso tudo, sem dúvida, faz parte de uma visão da universidade. Vir para um lugar onde tudo está bem organizado nos dá melhores condições de desempenhar aquilo que buscamos aqui, seja colaboradores, professores ou estudantes, que são a razão de ser da universidade”, declarou.

Bona sugeriu que a comunidade acadêmica aproveite os espaços e as oportunidades que a universidade oferece. “O ano letivo começou ontem e quero dizer aos calouros e aos acadêmicos como um todo para que aproveitem e vivam intensamente a universidade, para além da sala de aula, inclusive os espaços de convivência. Quem aproveitar pode ter certeza que fará a diferença e será reconhecido pela sociedade futuramente”, instigou.

Ações da Seti

Ele aproveitou a oportunidade para falar das ações da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), afirmando que o propósito de fazer com que as universidades tivessem um orçamento, um financiamento, com estabilidade, está sendo alcançado. “A instabilidade no financiamento, trajetória de longo tempo, impede a atividade adequada de planejamento e daquilo que foi planejado. Nós conseguimos, neste ano, implementar ações que permitem planejar a vida universitária, o ano orçamentário, e ao pró-reitor de finanças bancar esses orçamentos, porque efetivamente os recursos programados estão assegurados. Este ano nós crescemos significativamente no custeio e para o ano que vem temos mais 25% de crescimento que já estão assegurados na proposta de lei orçamentária, também no custeio”, declarou.

De acordo com o superintendente, atualmente as universidades também estão conseguindo ampliar o quadro de funcionários. “Temos a chegada de novos funcionários na universidade, inclusive na Unioeste, algo que não acontecia desde 2014”, pontuou, emendando: “Conseguimos aprovar uma lei que continua gerando polêmica, mas que pode ser aprimorada, aperfeiçoada. Conseguimos estabelecer um financiamento com equidade para todas as universidades e uma estabilidade neste financiamento que permite a direção de cada campus programar o que fazer ao longo do ano e executar juntamente com a Reitoria. Além desse financiamento ordinário, digamos assim, também temos buscado apoiar ações que nos são apresentadas em projetos com os recursos que temos disponíveis, e dentre essas ações apoiamos este espaço que o professor Davi tanto insistia”, destacou.

Apresentações

As pessoas presentes à solenidade de inauguração prestigiaram uma apresentação do Coro Feminino Girassol e, após, o cantor Bill Vox animou o final do evento. Por fim, a comunidade pôde aproveitar os serviços da Cantina Universitária.

Confira fotos do evento:

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente