Fale com a gente

Marechal Átila

Cão do BPFron é certificado perito na localização de entorpecentes

Publicado

em

Átila, de apenas três anos, qualificou-se, recentemente, como perito na localização e identificação de entorpecentes (Foto: Bruno de Souza/OP)

Cerca de 48% da droga apreendida pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em 2021 corresponde a ações do Pelotão de Operações com Cães do BPFron, com sede em Marechal Cândido Rondon.

O comandante do Pelotão, tenente Luis Beiger, diz que são estudadas outras formas de aplicação do cão em prol da sociedade, principalmente em Marechal Rondon, onde o canil está localizado. Além disso, ele ressalta a incorporação de novos treinamentos entre os cachorros do Pelotão.

Atualmente, o BPFron conta com oito cães, sendo que seis ficam no canil do batalhão em Marechal Rondon. O grupo ficou ainda mais animado com a chegada de um novo cachorro filhote, o Ethan. O novo integrante do esquadrão foi repassado à companhia rondonense por meio do Canil Central da PM/PR.

Filhote Ethan é o novo integrante do Pelotão de Cães (Foto: Bruno de Souza/OP)

 

Faro de entorpecentes

Recentemente, um dos cães do Pelotão, o Átila, fez parte do 5º Curso de Cinotecnia da Companhia de Operações com Cães (COC), responsável por gerenciar a atividade de operações com cães no Paraná, em Curitiba. “Ele passou por uma certificação, isto é, uma avaliação das suas habilidades no quesito faro de entorpecentes. Nessa prova o Átila foi testado em diversos cenários (residência, veículo, fiscalização de bagagens etc.) para verificar se possui os atributos necessários para a função. Ele obteve uma pontuação satisfatória e foi aprovado. Agora é ‘perito’ na localização e identificação de entorpecentes”, diz o comandante, que acompanha o cão de três anos nas operações.

A avaliação aconteceu diante de uma banca de policiais experientes na atividade de detecção de entorpecentes. “Os treinamentos continuam, mas ele será cobrado de maneira mais rigorosa em suas atividades, uma vez que, por ser um cão certificado, representa a Polícia Militar do Paraná”, ressalta.

 

Capacitação em Marechal Rondon

O COC também orientou policiais do BPFron sobre atendimentos pré-hospitalares para os animais. “Esses conhecimentos foram repassados ao condutor do Átila durante o curso”, menciona Beiger, acrescentando que o contato gerou uma parceria para os agentes rondonenses: “A COC se prontificou a auxiliar o BPFron repassando esse conhecimento para os demais integrantes. Dessa forma, nos próximos meses uma equipe de Curitiba deve vir ao batalhão para um intercâmbio de informações e capacitar ainda mais os policiais do canil”, adianta.

 

Homem e cão fortalecidos

Beiger destaca ainda que três policiais militares do canil do BPFron se pós graduarão em Cinotecnia Policial em São Paulo neste ano. “Com essa titulação acadêmica, a expectativa é que aumente ainda mais o nível técnico do emprego dos binômios (homem e cão) no BPFron”, prevê.

 

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa sobre as apreensões feitas pelo BPFron em 2021.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente