Um dos cartões-postais de Marechal Cândido Rondon será repaginado. Esta será a primeira vez que o Centro de Eventos Werner Wanderer vai receber obras de revitalização desde que foi inaugurado, há 17 anos.
Palco de grandes eventos que vão além da tradicional Expo Rondon e da Oktoberfest, o espaço é referência para premiações, jantares, eventos comerciais, esportivos, culturais, formaturas e até mesmo casamentos. Inclusive, atualmente abriga o Hospital de Campanha. Todavia, desde que foi entregue à comunidade, em 2003, não recebeu uma reforma significativa, apenas manutenções.
Agora, as obras de melhorias visam dar “vida nova” ao local. Os trabalhos tiveram início há aproximadamente duas semanas. “Será mantida a essência do lugar e o rondonense pode esperar por um ambiente mais aconchegante, mais vivo”, aponta o secretário de Coordenação e Planejamento, Reinar Seyboth.

Ponto turístico e marca registrada de Marechal Rondon, Centro de Eventos vai ganhar vida nova com as obras de melhorias (Foto: Divulgação)

Parte frontal do Centro de Eventos vai receber atenção especial (Foto: Divulgação)
TRÂMITES LEGAIS
Os recursos para a obra, na ordem de R$ 284,9 mil, foram viabilizados por meio de emenda parlamentar do senador Alvaro Dias, em 2018, junto ao Ministério do Turismo. “Foi uma indicação ao Orçamento Geral da União do Ministério do Turismo. O município elaborou um projeto e ele foi apresentado pela Caixa Econômica, que o aprovou no fim daquele ano. Marechal Rondon passou 2019 aguardando o recurso por parte do Ministério, o que aconteceu no fim de 2019”, expõe Seyboth. Segundo ele, a licitação foi realizada em fevereiro e em março a empresa foi contratada.
“Quando daríamos início à obra, houve a questão da pandemia e, por consequência, a instalação do Hospital de Campanha no Centro de Eventos. Por prudência, a obra foi adiada. Passados alguns meses, considerando o tipo de obra que será executada, a administração municipal entendeu que não haveria maiores transtornos em realizar os trabalhos e determinou o início das obras neste mês”, menciona.

Espaço vai ganhar um portal, que será construído seguindo o padrão da fachada a que está sobreposto (Foto: Divulgação)


Pátio hoje coberto por pedras britas receberá paisagismo, tornando-se mais bonito e acessível (Foto: Divulgação)
TRAÇOS MANTIDOS
De acordo com o secretário, as obras pretendem repaginar o visual do Centro de Eventos, deteriorado com a ação do tempo. Depois de 17 anos, a estrutura está com a pintura desbotada e madeiras e vidros avariados. “As obras contemplarão a criação de um portal, um trabalho de paisagismo na parte da frente, onde há pedra-brita atualmente, além de revitalização na parte frontal do Centro de Eventos”, informa.
Ele garante que os traços da cultura germânica presentes nas edificações serão mantidos. “Cada fachada foi criada de acordo com características arquitetônicas de locais da Alemanha e isso vai permanecer. Inclusive, o portal será construído seguindo o padrão da fachada a que está sobreposto”, comenta.
HOSPITAL DE CAMPANHA
Conforme Seyboth, caso o Hospital de Campanha seja aberto para tratamento de pessoas com Covid-19, há possibilidade de as obras serem interrompidas. “Sabemos que cuidados com a saúde e barulho de obra não combinam, então, se porventura houver a necessidade de utilização da estrutura, as obras serão paralisadas e vamos buscar justificativas na questão de prazos junto ao Ministério. Tentaremos prorrogar, pois se trata de uma situação atípica e emergencial”, frisa.
PRAZOS
Ele diz que o prazo contratual com a empresa responsável pela obra é de seis meses e o prazo do Ministério do Turismo para finalização dos trabalhos vai até 31 de outubro de 2022. “Passados seis meses da licitação, o município tem certo prazo para utilizar esse recurso e não perdê-lo, por isso, demos início à obra”, pontua.
Diante da possibilidade de interrupção da obra, poderá ser solicitada prorrogação dos prazos. “Isso exige um processo maior, porque a Caixa Econômica cobra um prazo para licitação e execução da obra. Caso contrário, é aberta uma tomada de contas especial. Para evitar esse tipo de situação, o município decidiu iniciar a obra e, se for necessário, vamos paralisá-la. Neste caso, justificaremos ao Ministério por que o município precisa de mais prazo”, declara.
SEGUNDO PROJETO
Seyboth salienta que estas não são as únicas melhorias que o Centro de Eventos vai receber. “O projeto foi subdividido. A parte que está em andamento tem recursos federais e a outra é de recursos próprios da municipalidade, com valor orçado de R$ 257,4 mil e que pode diminuir com a licitação”, expõe.
Segundo ele, a segunda etapa dos trabalhos vai abranger os outros lados da construção. “Vamos revitalizar as outras fachadas e substituiremos a cerca da lateral, em direção à caixa d’água”, detalha.
Por prudência da municipalidade, o secretário relata que o projeto foi desenvolvido, mas aguarda licitação, mesmo com recursos disponíveis. “Em março, o prefeito viu como necessária a paralisação desse processo por não ser algo urgente ou emergencial. Estamos trabalhando em outros projetos reavaliados por causa da pandemia”, enaltece.
O secretário da pasta afirma que este segundo projeto deve ser retomado após a conclusão das obras atuais do Centro de Eventos. “Provavelmente, no final do ano promoveremos a licitação para essa revitalização com recursos próprios”, antecipa.

Os 6.380 metros quadrados de área construída não perderão sua essência: traços germânicos nas fachadas que circundam o prédio serão mantidos (Foto: Divulgação)
ESPAÇO SINGULAR
O Centro de Eventos foi construído no ano 2000 junto ao Parque de Exposições Alvaro Dias. Sendo a obra mais imponente do local, foi inaugurado em outubro de 2003 e tornou-se um dos cartões postais de Marechal Rondon, uma vez que os 6.380 metros quadrados de área construída têm detalhes singulares: as 34 pequenas fachadas que circundam a obra e homenageiam diferentes cidades alemãs tornaram o espaço em um ponto turístico e uma marca registrada rondonense.
O Presente