O Presente
Marechal

Casos de Covid voltam a subir e Marechal Rondon entra em alerta

calendar_month 19 de maio de 2021
7 min de leitura

Os boletins diários do coronavírus divulgados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon mostram que os casos de Covid-19 estão voltando a subir no município. Se de um lado a vacinação avança no público-alvo acima de 60 anos, de outro a doença está acometendo cada vez os mais jovens.

Maio começou com 89 casos ativos, mantendo a média de abril. No entanto, com o passar dos dias os números foram subindo gradativamente e, ontem (18), já eram 162 casos ativos. Além disso, o município soma 89 óbitos – três foram confirmados somente nesta semana – e 14 pessoas estão internadas em unidade de terapia intensiva (UTI).

“Com os números atuais de pacientes ativos nos últimos boletins epidemiológicos devemos ligar a luz amarela no sentido da vigilância, que já é diária”, frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht, em entrevista ao Jornal O Presente, salientando a importância de alertar a população para que mantenha os cuidados não farmacológicos.

“Os cuidados devem continuar fazendo parte do cotidiano para evitar a contaminação. Houve aumento significativo dos casos ativos para a Covid-19 e medidas restritivas poderão ser adotadas nos próximos dias. Observamos que novamente os números de pacientes que aguardam leitos de UTI ou enfermaria estão subindo. Neste sentido, é preciso lembrar que estivemos em uma situação caótica no mês de março e muitos destes pacientes ainda ocupam leitos de UTI”, frisa.

 

VACINAÇÃO

Questionada se com o avanço da vacinação é perceptível a influência da imunização nos números da doença, a chefe da pasta responde que ainda não é possível afirmar se a gravidade dos casos diminuíram, por exemplo, em comparação se não houvesse a vacina, em virtude do tempo transcorrido de imunização.

“Estudos apontam que haverá diminuição na incidência e menor gravidade nos casos, bem como a diminuição dos óbitos. Importante alertar toda a população que para a vacina ter um efeito desejado, conforme demonstrado nas pesquisas onde ocorre a redução do risco de agravamento pela Covid, é necessário realizar as duas doses. Assim, cada cidadão rondonense que já tenha recebido a primeira dose deve observar a data aprazada na carteirinha para buscar o ponto de vacinação e realizar a segunda dose, seja de 25 dias para a Coronavac ou a partir de 84 dias quando for AstraZeneca”, orienta.

 

PERFIL

Um dos principais perfis dos pacientes positivados para Covid-19 envolvem o sexo feminino, entre 20 e 64 anos, com maior incidência na faixa etária entre 35 e 39 anos. Entre as comorbidades mais presentes estão a hipertensão, diabetes e obesidade. “Entre os sintomas mais aparentes estão a tosse, dor de garganta, cefaleia e a perda do olfato e paladar”, ressalta Marciane.

A secretária rondonense relembra que no início da pandemia havia informações, baseadas em estudos internacionais, que a maior faixa etária acometida seria dos idosos. “Porém, ao longo da pandemia podemos observar que a faixa etária mais acometida é de pessoas entre 20 e 64 anos, que são as que circulam com maior frequência no dia a dia. O que podemos constatar, nos últimos dias, é a diminuição de casos nos pacientes acima dos 60 anos, devido à vacinação já realizada nessas faixas etárias. Espera-se que esses números reduzam ainda mais no transcorrer dos dias”, expõe.

“Ao longo da pandemia podemos observar que a faixa etária mais acometida é de pessoas entre 20 e 64 anos, que são as que circulam com maior frequência no dia a dia”

 

TERCEIRA ONDA

Assim como várias instituições conceituadas na área da saúde chamam a atenção para uma possível terceira onda do coronavírus, Marciane também prevê que este cenário é possível, justamente pelo aumento de casos ativos que vem sendo registrado. Ela reforça que a maior preocupação está voltada à disponibilidade de leitos de enfermaria e UTI.

“Quando passamos pela segunda onda, os leitos foram ocupados gradativamente com o avanço da doença. No entanto, no momento não houve uma redução nas ocupações de leitos, existindo uma disponibilidade de leitos menores do que existia no mês de março. Para a diminuição de casos e o controle da terceira onda contamos, principalmente, com a conscientização das pessoas. Ressaltamos a importância e a necessidade dos cuidados básicos para diminuição da infecção com o uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e, especialmente, evitar as aglomerações, sejam elas familiares ou círculos de amigos”, reforça.

A chefe da pasta comenta que o período pandêmico já perdura há mais de um ano e muitas vezes os órgãos públicos e o Centro de Operações de Emergência (COE) são julgados e criticados pelas ações tomadas. “Busca-se sempre a diminuição dos casos ativos e, consequentemente, a redução da circulação do vírus em nosso meio. Não há outra forma mais eficaz, além da vacina e das medidas que cada um de nós pode tomar, para juntos mudar o cenário atual da pandemia”, enfatiza.

Por outro lado, ela ressalta que seria irresponsabilidade afirmar se Marechal Rondon pode ser atingida por esta eventual terceira onda ou não. “Já observamos um cenário caótico em março, quando houve uma soma de fatores que levou à superlotação de todos os serviços de saúde, sejam públicos ou privados. Para que este cenário de março não se repita contamos com a colaboração e a conscientização da população. Entretanto, de fato se a Regional de Saúde e o Estado enfrentarem a terceira onda podemos, sim, ter reflexos no município”, analisa.

“Já observamos um cenário caótico em março, quando houve uma soma de fatores que levou à superlotação de todos os serviços de saúde, sejam públicos ou privados. Para que este cenário de março não se repita contamos com a colaboração e a conscientização da população”

 

NOVAS VARIANTES

Segundo Marciane, ainda não é possível garantir que as novas variantes do coronavírus estão circulando em Marechal Rondon. Todavia, ela diz acreditar que sim diante da gravidade dos casos observada a partir de fevereiro. “Diante da atual situação enviamos amostras de pacientes para o nível central para pesquisa da nova cepa, porém ainda não recebemos retorno”, explica.

“O surgimento de novas variantes está relacionado diretamente com o comportamento das pessoas. Quanto maior for a circulação, maior a transmissão da doença e, quanto mais o vírus se espalha de uma pessoa para outra, maior o risco dele sofrer mutações. Há consenso entre os estudiosos de que as novas variantes são mais transmissíveis e estudos apontam que de fato elas demonstram maior letalidade”, menciona.

 

TODOS NO MESMO BARCO

Na avaliação da secretária de Saúde rondonense, nenhum município está hoje a salvo do coronavírus. “Mesmo com as medidas restritivas, por vezes maiores ou menores, as pessoas circulam em diversas regiões. Desta forma, todas as medidas adotadas foram projetadas para reduzir danos, diminuir a contaminação e circulação do vírus entre a população. Hoje não podemos dizer que cidades menores estão a salvo do vírus. Atualmente, não existe nenhuma cidade que em algum momento não tenha informado casos positivos para Covid-19. Para controle do avanço e agravamento da doença contamos com a colaboração e conscientização de toda população. Ressaltamos, mais uma vez, a importância e a necessidade dos cuidados básicos para diminuição da infecção, como o uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e evitar as aglomerações”, conclui.

Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, Marciane Specht: “Houve um aumento significativo dos casos ativos para a Covid-19 e medidas restritivas poderão ser adotadas nos próximos dias” (Foto: Arquivo/OP)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.