Marechal Audiência pública

Casos do novo coronavírus têm sido leves ou assintomáticos em Marechal Rondon

Secretária de Saúde, Marciane Specht: “Cloroquina tem várias discussões a favor e contra. Sempre penso que a autonomia é do médico” (Foto: Cristiano Viteck)

Durante a audiência pública da Secretaria de Saúde realizada ontem (28) na Câmara de Vereadores, em Marechal Cândido Rondon, referente à prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre de 2020, a pandemia de Covid-19 centralizou as discussões.

A audiência teve a presença dos vereadores Claudio Köhler e Vanderlei Sauer e foi coordenada pelo vereador Ronaldo Pohl, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo. O relatório de ações e investimentos foi apresentado pela secretária de Saúde, Marciane Specht.

Casa do Eletricista – RETOMA

Segundo ela, em todos os nove casos confirmados do novo coronavírus no município os pacientes tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos. O primeiro registro da doença na cidade rondonense foi em 13 de março.

Pohl elogiou a maneira como a Secretaria Municipal de Saúde tem atuado no enfrentamento da pandemia. “É um trabalho técnico que tem sido muito bem feito, com uma visão inteligente. A Secretaria não tem feito alarde e tem prestado informações de qualidade”, afirmou, elogiando também a decisão da administração municipal de instalar o hospital de campanha no Centro de Eventos.

Em resposta, a secretária Marciane disse que o combate à pandemia não pode ser feito com amadorismo. Ela citou que Marechal Rondon atualmente é considerado pelo Ministério da Saúde como um município de risco baixo em se tratando de Covid-19.

Porém, para que essa situação permaneça é preciso que a comunidade continue mantendo os cuidados básicos de prevenção, seja nos estabelecimentos comerciais, restaurantes, nas ruas, nos demais locais onde houver aglomerações e nas próprias casas. Caso contrário, será necessário novamente aumentar as restrições das atividades comerciais e da circulação de pessoas.

 

Estrutura

Para atender os casos de coronavírus no município, a Secretaria de Saúde conta com uma ala exclusiva de seis leitos na UPA 24 Horas, sendo quatro deles dotados de aparelhos respiradores. Além disso, ainda é possível a transferência de pacientes para hospitais de referência da região e, caso não houver vagas, o atendimento será feito no hospital de campanha.

Quanto aos respiradores, ela afirma que, caso exista a necessidade de mais unidades, o município poderá adquiri-los através da Indústria Schumacher, de Marechal Cândido Rondon.

Sobre o uso de hidroxicloroquina e cloroquina para o tratamento de pacientes, mesmo tendo sido autorizado na semana passada pelo Ministério da Saúde o uso destes medicamentos em todos os casos, em Marechal Cândido Rondon ele poderá ser usado somente em casos mais graves, desde que o paciente hospitalizado também tenha essa intenção.

Esta tem sido a orientação da Secretaria de Estado da Saúde, conforme o protocolo vigente no Paraná.

No início desta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) interrompeu os testes sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento do novo coronavírus. Isso porque, segundo a entidade, tem sido verificado que o uso desses remédios pode aumentar o risco de morte nas pessoas infectadas.

“Cloroquina tem várias discussões a favor e contra. Sempre penso que a autonomia é do médico”, afirmou a secretária de Saúde.

 

Contas

Com relação aos investimentos financeiros feitos pela Secretaria de Saúde nos primeiros quatro meses do ano, o montante chegou a R$ 15.870.801,65. Este valor representa 28,62% dos recursos municipais, bem acima dos 15% exigidos por lei.

Todo o relatório financeiro da pasta apresentado durante a audiência pública está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura, que inclusive criou uma sessão dedicada exclusivamente às despesas do combate à Covid-19.

 

Audiência pública realizada ontem (28), na Câmara de Vereadores (Foto: Cristiano Viteck)

 

Com assessoria


Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

TOPO