Nesta quinta-feira (8), a Igreja Católica reunirá seus fiéis para a Solenidade de Corpus Christi. Um dia de feriado para muitos, mas também de orações que recordam o sentido da doação, da partilha e da esperança na comunidade de fé por meio da Eucaristia.
Por tradição, a cerimônia é preparada bem antes por grupos de fiéis que se dedicam na confecção e organização dos tapetes para o rito de passagem do Santíssimo Sacramento, dia em que a Eucaristia “passeia” pelas ruas das cidades como sinal da fé das pessoas.
A preparação dos tapetes envolve muito empenho e dedicação, bem como uma dose extra de criatividade, que vão a partir do uso da serragem colorida, até o uso de gravuras e pinturas nos tecidos com imagens sacras. As pessoas que se envolvem nestes preparativos geralmente estão engajadas nas pastorais e movimentos e conselhos de pastoral. Mas há um universo muito grande de catequistas e catequizandos, grupos de jovens e outros que se empenham dias antes da celebração ou até mesmo na madrugada da cerimônia.
O bispo diocesano dom João Carlos Seneme presidirá a Solenidade de Corpus Christi, às 9 horas, na Catedral Cristo Rei. Ao final da procissão, haverá a bênção eucarística.
Em Marechal Cândido Rondon, a solenidade envolve católicos das duas paróquias existentes no município. A primeira celebração de Corpus Christi será às 8 horas, na Paróquia Maria Mãe da Igreja. Logo em seguida, eles seguirão em procissão pelas ruas próximas com o Santíssimo Sacramento.
Por sua vez, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a missa terá início às 8h30, também seguida de procissão dos fiéis com a Sagrada Eucaristia. As ruas próximas da Igreja serão decoradas pelos católicos para esta procissão, utilizando-se dos materiais disponíveis e da criatividade adequada para a ocasião. Também deverão ser preparados alguns pontos de parada para a reflexão própria desta solenidade litúrgica. A cerimônia será concluída com a bênção eucarística.

Com assessoria