Fale com a gente

Marechal Inaugurado há 15 anos

Centro de Eventos será revitalizado

Publicado

em

Desde a inauguração, há 15 anos, fachada de um dos cartões postais rondonenses não recebeu nenhuma revitalização (Foto: Mirely Weirich/OP)

Construído no ano 2000 e inaugurado em outubro de 2003 como mais um dos cartões postais de Marechal Cândido Rondon, o Centro de Eventos Werner Wanderer deixou rondonenses e visitantes admirados por sua singularidade: em seus 6.380 metros quadrados de área construída, os detalhes das 34 pequenas fachadas que circundam a obra e homenageiam diferentes cidades europeias tornaram o local em mais do que um espaço para eventos: um ponto turístico e uma marca registrada da cidade oestina.

Palco de grandes eventos que vão muito além da tradicional Expo Rondon e da Oktoberfest, o local é referência para premiações, jantares, eventos comerciais, esportivos, culturais, formaturas e até mesmo casamentos.

Entretanto, nos 15 anos desde que foi inaugurado, o Centro de Eventos de Marechal Rondon perdeu seu brilho pela falta de manutenções, especialmente na parte externa. Janelas quebradas, pinturas desbotadas e madeiras avariadas e pútridas são o que hoje dão as boas-vindas para quem chega ao local.

Apesar de algumas manutenções principalmente na parte interna terem ocorrido com frequência ao longo dos anos, a única mudança significativa na fachada do pavilhão esteve nas adaptações exigidas pelo Corpo de Bombeiros que, no entanto, não alteraram o visual do local. “Uma revitalização, precisamente, não ocorreu desde que o Centro de Eventos foi inaugurado”, confirma o secretário de Coordenação e Planejamento, Reinar Seyboth.

Ele menciona que desde o início da atual gestão a municipalidade havia observado a necessidade de reformar o local, contudo, explica que dentro da questão orçamentária do município, o Poder Público priorizou determinados investimentos. “Temos ciência de que a aplicação de recursos lá seria muito maior e para não prejudicar outras áreas, vínhamos tentando pedidos de recursos junto à esfera federal”, expõe.

 

Revitalização

Com a busca de recursos para não somente a revitalização da fachada do maior palco de eventos do município, mas também para a adequação do espaço externo, o secretário de Coordenação e Planejamento diz que o município conquistou um montante de R$ 250 mil junto ao Ministério do Turismo, por meio de uma indicação de emenda parlamentar do senador Alvaro Dias. “Este recurso já está garantido, porém com o projeto que está sendo desenvolvido haverá uma contrapartida do município para realizar esta obra”, expõe Seyboth.

Além da elaboração do projeto, que ainda deve ser aprovado pela Caixa Econômica Federal, o secretário informa que os trâmites junto à instituição financeira para a liberação do recurso também já estão em andamento. “O projeto contempla um hall de entrada na parte externa, que será anexado junto à estrutura já existente, além de todo o paisagismo da área que hoje se encontra coberta por pedras britas e a revitalização de toda a fachada externa que, em função das ação do tempo, sofreu maior danificação e não teve a correta manutenção”, salienta.

Ele explica que assim que aprovado junto à Caixa Econômica e autorizado o início do processo licitatório, a obra poderá iniciar, tendo em vista que o recurso já está garantido.

 

Prazo

Com as normativas estabelecidas pela lei eleitoral para a liberação de recursos estaduais e federais durante o período de eleições, o chefe da pasta detalha que a obra de revitalização do Centro de Eventos Werner Wanderer deve iniciar apenas após o período eleitoral, com o processo licitatório.

 

Cartão postal que homenageia 34 cidades europeias, maior palco de eventos rondonense dá boas-vindas aos visitantes com janelas quebradas, pinturas desbotadas, madeiras avariadas e pútridas (Foto: Mirely Weirich/OP)

 

Leia a matéria completa na edição impressa de O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente