O Presente
Marechal

Centro Integrado de Videomonitoramento é apresentado ao Legislativo rondonense

calendar_month 7 de dezembro de 2023
2 min de leitura

Na sessão ordinária da última segunda-feira (04), o secretário municipal de Mobilidade, Coronel Welyngton Alves da Rosa, foi convidado a ocupar o espaço da Tribuna Popular. O foco de sua apresentação foi o Centro Integrado de Videomonitoramento de Marechal Cândido Rondon, implantado recentemente.

O secretário destacou os avanços desde setembro, quando o sistema de videomonitoramento foi ativado, assegurando a presença constante de um policial militar no Centro Integrado, 24 horas por dia.

Ele enfatizou o papel crucial desempenhado pelo sistema de videomonitoramento na transformação de Marechal Cândido Rondon em uma “cidade inteligente”. Salientou que o sistema não apenas contribui para a qualidade de vida dos cidadãos, mas também auxilia na redução dos índices de criminalidade.

“O sistema tem possibilitado a sensível redução nos índices de criminalidade em outras cidades, além de ajudar a prevenir e elucidar crimes, o que veremos nos próximos meses. Portanto, este é um marco para a segurança pública de Marechal Rondon”, declarou o secretário.

O videomonitoramento possui uma gama diversificada de funções, desde o reconhecimento de pessoas até a identificação de placas de veículos, resolução de problemas de iluminação e resposta rápida a acidentes com vítimas. Sua presença também tem o potencial de inibir comportamentos suspeitos e de pessoas mal-intencionadas.

O investimento no Centro Integrado totalizou R$ 609 mil, com uma validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por 60 meses após avaliação da comissão técnica. O sistema inclui 150 câmeras de monitoramento, 30 câmeras com leitura de placas, três totens com quatro câmeras cada, uma central de videomonitoramento, quatro televisores 55 polegadas, um computador com dois monitores e mais de 65 pontos de monitoramento.

Trânsito

Além desses detalhes, o secretário compartilhou um comparativo em relação ao trânsito rondonense. Houve uma redução significativa tanto nas mortes quanto nos acidentes.
De 2009 a 2014, ocorreram 21 mortes, enquanto de 2017 a 2022 foram registradas apenas sete, representando uma redução de 66,67%. No que diz respeito aos acidentes, de 2009 a 2014 foram registrados 3.399, comparados a 1.766 de 2017 a 2022, resultando em uma redução de 48,03%.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.