Na manhã desta segunda-feira (2), a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (Cercar), junto com 12 empresas parceiras, fizeram a entrega simbólica de uma doação de R$ 8 mil em produtos para a Uopeccan – Hospital do Câncer de Cascavel.
Só neste ano o município de Marechal Rondon já encaminhou 514 pacientes para a Uopeccan. A Uopeccan realiza em média 1,4 mil atendimentos por dia nas unidades de Cascavel e Umuarama. Além do tratamento, também fornece casa de apoio para paciente e acompanhante, que é mantida por doações.
“Esses produtos vão atender não somente as pessoas que estão fazendo o tratamento, mas também as famílias que estão em casa. Às vezes quem está fazendo o tratamento é o pai da família, quem está junto acompanhando é a mãe e quem fica em casa são os filhos, muitas vezes desassistidos, e a Uopeccan faz esse trabalho incrível de ajudar também as pessoas que estão em casa”, destacou a gerente de marketing da Cercar, Maira Boldori Bier. “Espero que ano que vem estejamos aqui de novo para fazer o triplo dessa doação, unidos com mais fornecedores numa causa que é tão nobre”, emendou.

A secretária da Saúde de Marechal Rondon, Marciane Specht, reforçou a importância da prevenção e afirmou que a descoberta rápida oportuniza maior chance de cura. “Quando a gente fala de câncer de mama e câncer no útero, parece algo tão do dia a dia, mas quando a gente olha para os números ainda se depara com situações que precisamos falar mais da prevenção. Os números vão além e percebe-se que quanto mais tardiamente as pessoas buscam o atendimento, mais grave fica a situação e mais difícil a cura. Então, esse é um apelo da campanha Outubro Rosa”, evidenciou.
O diretor de relações públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger, agradeceu a doação. “Tudo isso que os senhores doaram, obrigado senhores fornecedores, é para a manutenção da casa de apoio. A Uopeccan surgiu com a ideia de uma casa e de repente está casa evoluiu e hoje é o 4º maior hospital do Brasil. Por questão de localização, estamos em Cascavel, mas ele não é de Cascavel. O que vocês estão doando é para a manutenção da casa de apoio, anexa ao hospital e que atende em média de 80 a 100 pessoas de segunda a sexta-feira. São pessoas que estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou acompanhantes que não têm onde ficar e lá eles ficam; têm seis refeições por dia e ninguém paga nada. Então, essa ação que você está fazendo é bíblica, é uma ação que você está se doando para alguém que não conhece, é o que nós fazemos todos os dias”, frisou Wilson.

Vanusa Ceruti, participante do grupo Elis Regina, deixou seu depoimento e conselho para todas as mulheres. “Em 2017, eu recebi a notícia que ninguém espera ou quer receber, eu estava com câncer, sem ser do grupo de risco e sem ter histórico nenhum na família, então hoje em dia isso já não é mais parâmetro. Hoje eu consigo falar com leveza, mas não é fácil, é como se você perdesse o chão, como se sua vida escorresse pelos seus dedos e você pensa na morte”, expôs Vanusa. Em seu depoimento, ela lembrou da importância de cuidar do corpo, mas também de cuidar da mente, não se isolar, buscar ajuda e apoio, não focar nas coisas ruins e agradecer todos os dias, inclusive nos piores momentos.
“O Outubro Rosa nos lembra, é tempo de fazer exames. No mês de outubro a gente tem que marcar isso, tome o mês de outubro para fazer seus exames. Câncer não é sinônimo de morte”, salientou Vanusa.

Empresas parceiras da Cercar nessa doação: Girando sol; Zaeli; Frimesa; Grupo Pegoraro Deycon; Megamix; Kinino; K-life; Huber; Geriba; Mirante; Crivialli e Arcor.
Confira registros da entrega
























O Presente