Para muitos, o fim do ano é uma época de celebrações e alegria. Porém, para a ONG Arca de Noé, em Marechal Cândido Rondon, este período representa o auge de uma realidade cruel: o abandono de animais. Apesar das festas e do clima natalino, nesse período do ano centenas de cães e gatos sofrem com a negligência e o descaso, o que faz dessa época, para eles, a mais triste do ano.
De acordo com dados da ONG, até o mês de novembro, 330 cães foram resgatados em estado de maus-tratos ou abandono. Desses, 255 conseguiram encontrar novos lares por meio da adoção responsável, mas a situação ainda é preocupante: 320 animais permanecem sob os cuidados da Arca de Noé, distribuídos entre o abrigo da instituição e lares temporários.
A tesoureira da ONG, Rosemari Lamberti, destaca o esforço para reverter esse cenário. “Estamos exaustos, tanto emocional quanto fisicamente. Só neste ano, realizamos 970 castrações para controlar a população animal e atendemos 385 cães e gatos em clínicas conveniadas. Mesmo assim, a demanda só aumenta, especialmente agora no fim do ano, quando muitas famílias viajam e simplesmente descartam seus animais”, lamenta.
Uma realidade mascarada
Rosemari explica que, nessa época, muitos tutores abandonam seus pets de forma disfarçada, entrando em contato com a ONG para relatar que os animais “apareceram” em suas casas ou foram encontrados na rua. “Essas desculpas têm sido frequentes. É uma forma de abandonar sem assumir o ato, mas não deixa de ser algo extremamente triste e sério. O impacto para o animal é devastador”, comenta.
A ONG enfrenta não apenas uma superlotação, mas também dificuldades financeiras para manter o atendimento básico aos animais. A sobrecarga é evidente, e a necessidade de conscientização é mais urgente do que nunca.
Adote com responsabilidade
Para tentar mudar esse cenário, a Arca de Noé realizará sua última campanha de adoção do ano no dia 14 de dezembro, das 9 às 14 horas, no estacionamento do Max Atacadista. O evento será uma oportunidade para quem deseja transformar o Natal em um momento especial, oferecendo amor e uma segunda chance a um animal resgatado.
“Cada adoção é uma vida salva, mas queremos mais do que isso. Queremos conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de ser tutor de um animal. Eles não são objetos descartáveis e precisam de amor, cuidados e atenção por toda a vida”, reforça Rosemari.
Como você pode ajudar
Mesmo quem não pode adotar pode contribuir de várias maneiras:
Doações: ração, itens de limpeza ou recursos financeiros são indispensáveis para manter o trabalho da ONG.
Voluntariado: ajudar no cuidado diário dos animais ou na organização de eventos.
Divulgação: compartilhar informações e campanhas nas redes sociais para aumentar o alcance.
Serviço:
Última campanha de adoção de 2024
Data: 14 de dezembro
Horário: 9 às 14 horas
Local: Estacionamento do Max Atacadista
Realização: ONG Arca de Noé

Com assessoria