Fale com a gente

Marechal Avaliação

Cicloturismo alia esporte, aventura e contato com a natureza

Etapa realizada em Marechal Rondon no domingo (04) movimentou 1,5 mil ciclistas de 59 municípios, tornando-se o maior evento do gênero no Paraná

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

Revigorar o espírito e conhecer novos locais em Marechal Cândido Rondon e microrregião. Além disso, andar por breves trechos de estradas asfaltadas e a maior parte do percurso em estrada de chão batido, com o objetivo de apreciar a bela paisagem, mantendo estreito contato com a natureza.

Esta foi a proposta para a realização da 1ª etapa do 6º Circuito de Cicloturismo Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, realizada no domingo (04) em Marechal Rondon. O evento, promovido pela Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) e prefeitura, foi prestigiado por aproximadamente 1,5 mil ciclistas representando 150 grupos de pedal oriundos de 59 municípios de quatro Estados, assim como dos vizinhos países Argentina e Paraguai.

Muita lama, aventura e disposição foram as principais marcas do evento no qual os ciclistas optaram por percorrer trajetos de 23 ou 40 quilômetros em inúmeras localidades do interior. A largada foi registrada no Centro de Eventos, seguindo em direção a uma estrada rural atrás do aeroporto, andando por inúmeros locais onde o barro provocado pela chuva da noite de sábado (03) e madrugada de domingo – cuja precipitação variou de 30 a 40 milímetros – deixou o trecho com maior nível de difi culdade, exigindo mais esforço por parte dos cicloturistas.

Foto: Divulgação

 

Só elogios

Camila Peiter Beninca reside no município de Toledo e faz parte o grupo Amigas do Pedal. Ela é adepta do cicloturismo há quatro anos, tendo participado das etapas sediadas em Marechal Rondon. A toledana conta que membros de 15 grupos de pedal vieram de Toledo a Marechal Rondon, sendo que alguns mais corajosos foram e voltaram de bicicleta. “Os meus parabéns a todas as pessoas que organizaram a etapa em Marechal Rondon, pois prepararam um evento muito bom. A chuva trouxe dificuldade, mas nada que não fosse superado com dedicação dos ciclistas, principalmente nas subidas no interior. O impacto é muito positivo”, relata.

O cascavelense Rodrigo Kamer se desafia de mountain bike há cerca de um ano, cuja etapa de Marechal Rondon marcou sua estreia no cicloturismo. Ele também é só elogios à etapa rondonense. “Pedalei no trecho mais longo, de 40 quilômetros, que exigiu bastante esforço por causa da lama após a chuva. Gostei muito e pretendo ir a outras etapas e retornar. Para isso pedalo três vezes por semana nas distâncias de 30 a 40 quilômetros. Acredito que pedalarei nas etapas de Mercedes e Foz do Iguaçu. Gostei muito da estrutura, da organização, dos apoios, do evento em geral”, ressalta.

 

Percursos

Os trajetos pelos quais os praticamente 1,5 mil admiradores do pedal trafegaram tiveram largada no Centro de Eventos, passando pela Avenida Maripá até o viaduto de acesso a Nova Santa Rosa, entrando no Bairro Barcelona e passando pelos fundos do aeroporto. Daí os grupos seguiram em direção ao Vô Marcelino, Clube Canarinho, passando para o município de Mercedes, na Cachaçaria Rio do Sul. Na sequência o grupo voltou para Marechal Rondon pela Linha Boa Vista, nas proximidades do aeroporto, atravessando a rodovia e entrando no Pesque-Pague Alli Weimann. Depois seguiu pela Linha Guará, pedalando por trás do Bairro Primavera até chegar à Tropical Cabines e Tecsoft, subindo pela Avenida Írio Welp até retornar ao Centro de Eventos.

No total, foram cinco pontos de hidratação, o primeiro deles com banda musical e cuca, o segundo com cachaça e caldo de cana, o terceiro com frutas e chuveirinho para esfriar a cabeça, o quarto com linguiça e uma mini Oktoberfet e o quinto local onde foi servido sorvete aos participantes. Antes da largada os cicloturistas degustaram café da manhã e no retorno apreciaram almoço à base de Boi no Rolete e Leitão à Marechal.

 

Avaliação

O diretor de eventos da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) e coordenador-geral da etapa de cicloturismo de Marechal Rondon, Scharles Abegg (Scharlão), revela que a expectativa com o evento foi superada. “Sempre foi dito primar por qualidade e não quantidade. Apesar da chuva de sábado, que obrigou a remarcar todo trajeto na manhã de domingo e ter mais carros para apoiar, e que algumas pessoas tiveram mais dificuldade para pedalar devido ao barro, isso foi o mínimo na comparação com os elogios recebidos. A paisagem linda de Marechal Rondon e região contribuem para um evento de sucesso, tanto que as pessoas querem participar por causa disso”, salienta.

Conforme ele, quem participou do cicloturismo no ano passado aprovou, retornou e trouxe mais pessoas para a etapa de domingo. “Agradeço a todos os grupos de pedal rondonense que se dedicaram muito, pois quase todas as pessoas trabalharam voluntariamente, assim como aos patrocinadores. Iniciamos com poucas pessoas e depois o grupo foi se fortalecendo. Também reconhecemos o apoio da prefeitura, através do prefeito Marcio Rauber e do vice Ila, e dos secretários municipais”, menciona.

“O povo saiu daqui com muita alegria, marcando esta etapa como o maior evento do cicloturismo do Paraná, principalmente em termos de qualidade. Muita gente saiu surpreendida, agora desejamos sucesso para as próximas etapas seguirem o nível de Marechal Rondon”, enaltece, acrescentando: “Aquilo que não foi positivo estamos avaliando para levar como experiência e buscar melhorar”.

Scharlão informa que a Semana do Ciclista, no mês de setembro para outubro, deve receber muitos participantes. “Nós também estamos pensando em talvez realizar outro evento de cicloturismo”, adianta.

 

Agradecimento

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, agradece a presença e a participação de todos os ciclistas na 1ª etapa do 6º Circuito Regional de Cicloturismo, contribuindo na realização e sucesso da mesma. “Prestamos também nossos agradecimentos aos patrocinadores pelos recursos, aos grupos de pedal, aos profissionais envolvidos no evento e aos organizadores pela dedicação, atenção, cordialidade, receptividade, empenho, esforços empreendidos e por proporcionar aos participantes momentos de emoção, troca e partilha. O nosso município teve a oportunidade de mostrar suas potencialidades e fica a certeza de que todos levaram uma imagem muito positiva da cidade, dos pontos turísticos e de seu povo”, ressalta.

Marcucci finaliza destacando se sentindo honrado em poder participar deste evento que superou todas as expectativas, especialmente em relação ao número de inscritos, fazendo do mesmo o maior evento de ciclismo do Paraná.

 

Premiação

Foram sorteados R$ 5 mil em brindes e mais cinco bicicletas, que tiveram como ganhadores: Juliano Tallini, de Pato Bragado; Ronaldo Ferreira da Silva, de Terra Roxa; Jefferson Leandro Bombassaro, de Marechal Cândido Rondon; José Roberto Oliveira de Souza, de Foz do Iguaçu; e Juliano Augusto Galvão Martinez, também de Foz do Iguaçu.

 

Promoção

O evento foi promovido pela Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) e prefeitura, contando com apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e patrocínios máster da Audax, Copagril, Sicredi e Sicoob.

A comissão organizadora agradece a todos os patrocinadores, apoiadores, os grupos de ciclismo Amigos do Pedal, Bike Prost, MTB-Caiaque, Pedalindas, Transpira Bike e Vamos Pedalar; e às polícias Militar, BPFron, Rodoviária Estadual e Federal e Corpo de Bombeiros.

 

Orientação

Movidas por desafios, essas pessoas dividem o gosto que sentem pelo esporte ao contato com a natureza, seja para praticar uma atividade física ou refrescar a cabeça, fugindo da rotina de trabalho. O cicloturismo, aliás, tem conquistado muitos adeptos em toda a região. Prova disso é o elevado número de praticantes que se reúnem em grupos de pedal.

Todo interessado pode praticar cicloturismo, no entanto é importante tomar alguns cuidados, como, por exemplo, definir um período de adaptação para adquirir experiência e preparo, pegar as manhas e conhecer os trechos, com pedaladas e melhorar a resistência corporal. Também se mostra necessário ter uma bicicleta adequada para tal atividade, capacete, roupa adequada (bermuda, uniforme e luva), tênis ou sapatilha.

 

Clique aqui e confira todas as fotos do evento. 

 

 

 

 

 

Copyright © 2017 O Presente