Fale com a gente

Marechal

Cirurgias eletivas são realidade no Hospital Cruzatti

Publicado

em

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (08), na sala de reuniões do gabinete, o prefeito rondonense Marcio Rauber anunciou que o Hospital Municipal Dr. Cruzatti de Marechal Rondon já vem realizando cirurgias eletivas, aquelas que podem ser agendadas, na área de ginecologia. Uma nova realidade para o hospital, que até há pouco tempo realizava apenas internamentos. Desde o mês de junho, 78 crianças rondonenses nasceram no Hospital Municipal.

A coletiva contou com a presença também da secretária de Saúde, Marciane Specht, do diretor clínico do hospital, Wesley Stantowitz, do enfermeiro chefe, Hélio Oliveira, e da médica ginecologista Elizabeth Rociou.

Em relação às cirurgias eletivas, que começaram há duas semanas, quatro procedimentos já foram realizados, com cirurgias de curetagem, cauterização e gravidez ectópica (que é quando o embrião está se desenvolvendo fora do útero). Outros 12 procedimentos cirúrgicos estão agendados para este mês, como laqueadura, perineoplastia (que visa reconstruir ou aproximar os músculos do períneo, que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus), curetagem, histerectomia vaginal (envolve a remoção do útero e do colo) e abdominal (corte no abdômen semelhante ao da cesariana) e sling (incontinência urinária feminina).

 

Números

De acordo com o prefeito Marcio, com o tempo uma grande fila de espera será eliminada. “Temos na fila de espera desde 2014, 74 pessoas esperando cirurgia de laqueadura. Outras 86 eletivas na área de ginecologia”, frisa. Sobre a nova realidade, “mais um serviço que vem sendo oferecido para a nossa população e que há muito tempo não estava sendo feito em nosso município. Conforme vão vagando leitos, nós podemos intensificar a quantidade de cirurgias realizadas aqui”, salienta.

Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, a pasta está seguindo de forma rigorosa a fila de espera para os procedimentos cirúrgicos. Ela explica como funciona o processo: “Os pacientes são convocados pelo setor de agendamento. Após receberem a ligação, eles devem se dirigir à Secretaria de Saúde para receber as devidas orientações sobre o início das tratativas dos procedimentos cirúrgicos. A primeira consulta é realizada com o médico cirurgião, que avalia e solicita exames necessários. Depois, o caso passa pelo anestesista para a classificação do risco cirúrgico e, caso necessário, é solicitada a avaliação do cardiologista. Após essas avaliações, o paciente terá o agendamento e, em seguida, a realização da cirurgia”.

Marciane destacou ainda que esta nova realidade do Hospital Cruzatti só foi possível por ter recebido a total condição do prefeito Marcio Rauber e do vice-prefeito Ila. “Essa realidade, conseguimos sem aumentar o quadro de funcionários e sem um significativo aumento de custos. Pelo contrário, geramos uma economia de tempo e de dinheiro em relação ao transporte e à hospedagem de pacientes em outros municípios”, conclui.

Com informações Assessoria

Copyright © 2017 O Presente