O Presente
Marechal

Clubes de Rotary incentivam campanha de vacinação durante a festa do município

calendar_month 26 de julho de 2019
3 min de leitura

 

Neste ano, Marechal Cândido Rondon recebe durante a Expo Rondon 2019 – programação que teve início na quinta-feira (25) e segue até domingo (28) no Parque de Exposições – um teste rápido, que é gratuito e importante para a prevenção da hepatite C. Para colaborar com a campanha, a família rotária rondonense é parceira em ações durante o ano.

Tendo a detecção como o principal artifício na batalha contra as hepatites virais, a tradicional “Semana Hepatite Zero” é de extrema importância para que todos realizem a campanha a fim de atender gratuitamente a população e divulgar que a hepatite C é perigosa e silenciosa.

A intenção é sensibilizar e motivar os pais a levarem seus filhos de um a cinco anos para a multivacinação e também incentivar os adultos a manterem a carteira atualizada.

Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacinação está em queda no país e tem preocupado as autoridades por conta dos riscos de surtos e epidemias, principalmente em relação às doenças antigas e que já eram controladas no país. A meta do governo é vacinar ao menos 95% das crianças e muitos adultos precisam atualizar sua carteirinha de vacinação.

O coordenador da Comissão de projetos relacionados à saúde da família rotária, Guinter Hoffmann, informa que durante a Expo Rondon 2019 os companheiros estão realizando atividades no Parque de Exposições, onde estão com os cofrinhos sobre as mesas para arrecadação do “Projeto Pólio Plus”, além da ação da hepatite, a partir da qual realizam gratuitamente exames para a detecção da doença. “Estamos com ações no parque e dentro do Restaurante Alemão”, comenta.

O presidente do Rotary Guarani, Sérgio Mundstock, lembra que a entidade sempre apoiou causas humanitárias e que a luta contra a poliomielite é uma das bandeiras mais antigas. “Este trabalho é mundial e, é claro, mantemos nosso enfoque localmente. É muito mais eficaz o trabalho de prevenção do que depois buscar a cura, portanto, faremos nossa parte, criando oportunidade de melhorar ainda mais a saúde de nossa comunidade. A prevenção é a forma eficaz de banir essa doença de nosso país”, enaltece.

Para Maykel Liotto, presidente do Rotary Club Beira Lago, o engajamento do Rotary nas campanhas é um passo muito importante para a família rotária, que tem o apoio do setor público. “A mobilização visa prevenção, pois precisamos sensibilizar a população sobre a hepatite C, principalmente para as pessoas classificadas com a maior propensão de ter a doença. Os clubes de Rotary ganharam 1,5 mil testes rápidos, e partir disso iniciamos mais uma luta para a erradicação da hepatite. Salientamos a importância do apoio da comunidade para o sucesso da campanha”, ressalta.

Segundo ele, essa é uma campanha que não atinge somente o Brasil, mas também África do Sul e toda a América Latina.

 

Com assessoria

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.