Fale com a gente

Marechal Destaque estadual

Colégio de Margarida tem 2ª melhor média no Enem entre escolas públicas estaduais

Publicado

em

Diretora do Colégio Estadual de Campo de Margarida, Dorotea Krummenauer: “Essa conquista é resultado de um trabalho que envolveu alunos, pais, professores, equipe pedagógica e agentes educacionais. O envolvimento e comprometimento de todas as partes é com certeza garantia de bons resultados” (Foto: Divulgação)

Se destacar entre as 2.143 escolas públicas estaduais não é tarefa fácil, mas com esforço e dedicação é possível chegar lá. Que o diga o Colégio Estadual do Campo Margarida, do distrito de Marechal Cândido Rondon, que pela segunda vez conquistou posição privilegiada na educação paranaense.

Entre as escolas estaduais públicas do Paraná, o colégio rondonense atingiu a segunda melhor média do Estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2019, com 588.78 pontos. Já no quesito notas médias de redação, a instituição ficou em 1° lugar entre as escolas estaduais públicas paranaenses, com 726 pontos.

A pontuação dos colégios é organizada pela empresa Evolucional, a partir de índices do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e pode ser conferida no site https://enem2019.evolucional.com.br/RD.html.

 

COMPROMETIMENTO

Em entrevista ao O Presente, a diretora do colégio, Dorotea Barbosa Krummenauer, enfatiza que os resultados são frutos diretos da colaboração de toda a comunidade escolar. “Essa conquista é resultado de um trabalho que envolveu alunos, pais, professores, equipe pedagógica e agentes educacionais. O envolvimento e comprometimento de todas as partes é com certeza garantia de bons resultados”, ressalta.

Segundo ela, em 2015 o educandário também se destacou no índice, alcançando o 2° lugar entre as escolas públicas do Paraná. “Naquela época estávamos iniciando alguns projetos educacionais, os quais se intensificaram no decorrer dos anos, tendo alunos e alunas participando de eventos educacionais em nível municipal, regional, estadual e federal”, rememora Doroteia, citando tais ações como um dos pontos fundamentais para o desempenho positivo dos estudantes.

 

PROGRAMAS DE INCENTIVO

Conforme a diretora, o colégio conta com programas que incentivam a leitura para que haja a efetivação do estudo adquirido. “Temos o Projeto de Leitura e o Café Literário. Outra grande inovação foi a criação do simulado, em 2016. Ele tem o objetivo de preparar nossos alunos para realizar com mais afinco as avaliações externas oferecidas às escolas de todo o Brasil”, menciona, acrescentando que em 2019 a atividade ganhou variações. “Disponibilizamos o simulado também de maneira on-line e o aluno passou a ter a opção de escolher se quer a modalidade impressa ou virtual. Muitos optam pelo on-line, pois professores e equipe profissional realizam constantes trabalhos de conscientização ambiental”, expõe.

Os professores, segundo Dorotea, trabalham com metodologias diferenciadas que proporcionam mais subsídios de estudo e pesquisa aos alunos.

 

QUALIDADE

Para ela, o reconhecimento conquistado pela segunda vez pelo colégio é de grande importância e relevância para a comunidade de Marechal Rondon. “Temos excelentes profissionais da educação, que sempre lutam pela qualidade do ensino e, principalmente, pelo seu aluno”, elogia.

Em relação ao futuro do colégio, a diretora traz a discussão para a provação vivenciada atualmente. “Nesse momento de pandemia, é possível ver ainda mais a dedicação dos professores aos estudantes. Muitos pais tiveram que aprender coisas para ajudar seus filhos nos estudos e os alunos passaram a utilizar ainda mais o celular, mas agora para estudar. Utilizamos uma plataforma nova de estudos, a qual não imaginávamos que seria, tão breve, trabalhada. A educação a distância é uma maneira de estudar diferente e me faz querer acreditar que quando tudo se normalizar teremos a comunidade em geral observando que a escola é vida e é vida presencial. Uma valorização diferente”, projeta.

 

DESTAQUE REGIONAL

Na opinião do chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), José Carlos Guimarães, quem ganha com a dedicação dos professores e os bons resultados do colégio são os alunos, que se capacitam para vencer novos desafios. “Ressalto a qualidade da educação que compreende todos os 16 municípios da nossa regional. O NRE de Toledo vem sendo referência há vários anos em nível estadual. Nossas instituições realizam um trabalho muito sério, o que tem colocado a regional sempre em destaque”, salienta.

Para Guimarães, esse reconhecimento mostra a boa capacidade de diretores, equipe pedagógica e professores interagirem com a comunidade escolar. “São um quadro de profissionais capacitados e habilitados, tratam a educação com respeito e profissionalismo”, pontua, acrescentando: “Parabenizo o trabalho desses profissionais que escolheram trabalhar com a educação e o fazem com tanto amor e carinho”.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente