Fale com a gente

Marechal Jubileu de Diamante

Colégio Eron Domingues celebra 60 anos de atividades

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

O Presente

 

Disponibilizar uma instituição de ensino pública aos jovens moradores do então distrito toledano de General Rondon, com o objetivo de propor educação de qualidade. Assim foi instalada a Escola Normal Regional General Rondon, cujas atividades foram iniciadas no dia 04 de março de 1958 para prestar atendimento a 48 alunos.

Com o passar do tempo mais atribuições foram conferidas, o que propôs uma nova nomenclatura. Através de movimento encampado pela comunidade escolar, por meio de alunos, professores e com apoio da Associação de Pais e Mestres (APM), foi realizada eleição, sendo que no biênio 1976/1977 a instituição passou a ser chamada de Colégio Estadual Eron Domingues.

A trajetória de sucesso do educandário é destaque nesta semana, haja vista que uma programação especial vem sendo elaborada para celebrar os 60 anos da maior instituição educacional em atuação no município de Marechal Cândido Rondon. Os números são expressivos, pois o colégio tem 1,4 mil matriculados, alguns deles participantes de inúmeros projetos e a grande maioria formada por estudantes de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental, além de Ensino Médio e magistério.

Em entrevista concedida ao Jornal O Presente, o diretor do Colégio Eron Domingues, professor Edson Stroparo, informa que a instituição conta com quadro de 150 servidores, entre professores e funcionários. A vice-diretora é a professora Lisane Rheinheimer.

Comemoração

Ao longo desses 60 anos passaram pela instituição mais de 22 mil estudantes, em torno de oito mil professores e servidores, bem como 19 diretores. Para comemorar em alto estilo as seis décadas de atividades do colégio, um evento será celebrado no sábado (03), às 19h30, no Clube Concórdia, com programação especial. As atividades alusivas às comemorações são coordenadas pela professora Rosi Barbian.

“Estamos preparando um jantar comemorativo no qual queremos homenagear muitos dos diretores que passaram por aqui, também ex-professores e ex-alunos de uma forma bem simples. Vamos registrar com muita emoção o agradecimento por sabermos que nesses 60 anos de história cada uma dessas pessoas, além de assumir com garra e competência a sua função, de uma forma ou de outra certamente deixou a sua marca, deixou os seus ensinamentos. Se hoje o colégio ocupa posição de destaque no município e na região, isso ocorre devido a tudo o que foi feito por aqueles que já passaram por essa instituição”, menciona Stroparo.

A programação vem sendo elaborada desde o ano passado, sendo que o evento de sábado será aberto com a parte ecumênica, depois haverá apresentação de um vídeo institucional com os depoimentos de pessoas que trabalharam ou atuam no colégio, caso de ex-diretores, ex-professores, ex-servidores e ex-alunos. “Na sequência haverá homenagens a inúmeras pessoas, assim como aos presentes, por ter certeza que muitos deles fazem parte da história do colégio de uma forma ou de outra. Teremos apresentação da Orquestra Municipal de Sopros, com mais de 30 minutos de boa música, seguido de jantar e baile animado por Douglas e Ana Paula”, complementa.

Stroparo informa que muitos dos profissionais que atuaram como diretores estarão presentes à celebração dos 60 anos, independente de ainda trabalharem ou serem aposentados. “Contatamos com muitos deles, que se sentiram honrados com a iniciativa, portanto desejamos entregar uma lembrança especial registrando esse dia importante como forma de agradecimento”, coloca, emendando: “Teremos outros momentos, como de professores que iniciaram o trabalho no colégio e permaneceram aqui até a aposentadoria. Foram 25, 30 anos de dedicação exemplar à nossa instituição. Profissionais que apresentam essas condições também serão reconhecidos”.

Conforme o diretor, o convite para participar do jantar está aberto a todos os interessados, pois o objetivo é reunir a comunidade em geral, cujo evento deve ser prestigiado por cerca de 400 pessoas. Fichas estão sendo vendidas ao valor de R$ 45.

 

Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente que circula nesta terça-feira (27).

Copyright © 2017 O Presente