Em uma iniciativa voltada para a formação ética e cidadã de seus estudantes, o Colégio Luterano Rui Barbosa promoveu um momento estratégico de conscientização sobre o uso das redes sociais e o combate ao cyberbullying. Reconhecendo os desafios de uma geração que cresce imersa no ambiente digital, a instituição reafirma a importância de levar conhecimento jurídico e social aos jovens para garantir um ambiente escolar e digital mais seguro e respeitoso.
A coordenadora do Ensino Médio Maria Claudete, destacou que a iniciativa visa suprir a falta de preparo dos jovens ao lidarem com as ferramentas digitais, o que muitas vezes resulta em infrações e consequências graves para o núcleo familiar. Segundo ela, “muitas vezes ocorrem os problemas, as infrações, por eles não terem esse preparo, essa conscientização do que é permitido, do que não é permitido, envolvendo às vezes até consequências mais graves para os seus familiares”, explicou a coordenadora, lembrando que a legislação se estende aos responsáveis e tutores.
Para aprofundar o debate jurídico, o colégio contou com a participação do advogado João Bersch, que conversou com os alunos do Ensino Médio sobre a transição para a vida adulta e o dever de consciência no uso da tecnologia. Dr. João Bersch ressaltou que esse é um momento de aprendizado sobre civilidade e o impacto das ações de cada indivíduo na vida coletiva. “É um momento também de mostrar uma conscientização, um dever de civilidade também e das suas responsabilidades, entendendo do dever de consciência que eles devem ter do uso dessa ferramenta para com seus colegas, para com seus professores”, afirmou o advogado.
Ao promover esse diálogo direto entre especialistas e estudantes, o Colégio Luterano Rui Barbosa se destaca por não apenas educar academicamente, mas por preparar seus alunos para os desafios éticos da sociedade moderna, incentivando o respeito mútuo e o uso responsável da internet.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp