Fale com a gente

Marechal Maiores pontuações

Colégios Zulmiro Trento e de Margarida são os destaques rondonenses no Ideb 2019

Publicado

em

Colégio de Campo Zulmiro Trento, localizado no distrito de Novo Horizonte, conta com 45 alunos: maior nota do Ideb entre os colégios públicos rondonenses (Foto: Divulgação)

A região Oeste ganhou destaque entre os municípios do Paraná com boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. No top dez do Estado ficaram instituições públicas estaduais de Medianeira, Toledo, Maripá, Serranópolis do Iguaçu, Mercedes, Nova Santa Rosa e São Miguel do Iguaçu.

Em Marechal Cândido Rondon, o colégio estadual com maior pontuação no Ensino Fundamental – anos finais foi o Colégio do Campo Zulmiro Trento, com nota 6.0, e o Colégio do Campo de Margarida foi o que obteve a melhor nota no Ensino Médio: 5.5.

 

DEDICAÇÃO E COSNCIÊNCIA

Conforme a diretora do Colégio Zulmiro Trento, Queila Fernanda Borges da Silva, o resultado conquistado no Ideb é fruto do trabalho realizado entre alunos e comunidade escolar. “Gratidão aos alunos pela dedicação e consciência que tiveram ao realizar a prova, elevando o índice do Ideb de 5.1 em 2015 para 6.0 em 2019”, evidenciou ao O Presente. “Não consta resultado do Ideb em 2017, pois naquele ano não havia o número mínimo de alunos matriculados para realizar a prova. Em 2019 participaram da avaliação os 13 alunos matriculados no 9º ano”, comenta.

Queila enaltece a relevância dos professores, pedagoga e funcionários, que, segundo ela, não medem esforços em proporcionar uma educação de qualidade. “Todos realizam um trabalho pautado nas diretrizes curriculares que desenvolvem as habilidades necessárias para o aprendizado do aluno. Só temos a agradecer e continuar trabalhando para que a comunidade de Novo Horizonte receba a melhor educação”, enfatiza.

O Colégio Zulmiro Trento funciona desde 1975, mas foi com a resolução 4194/83, em 1983, que passou aos encargos estaduais. Tem 45 alunos matriculados e localiza-se no distrito de Novo Horizonte.

Diretora do Colégio Estadual do Campo Zulmiro Trento, Queila da Silva: “Só temos a agradecer e continuar trabalhando para que a comunidade de Novo Horizonte receba a melhor educação” (Foto: Divulgação)

 

(Arte: O Presente)

 

HABILIDADES REFORÇADAS

De acordo com a diretora do Colégio Estadual do Campo Margarida, Dorotéa Barbosa Krummenauer, resultados positivos têm que ser comemorados. Ela explica que o colégio teve participação nos dois níveis – Ensino Fundamental e Médio, porém no Ensino Fundamental não teve percentual de 80% e a presença/matrícula de dez alunos para participar da estatística e, em vista disso, não foi realizada a média no ano de 2019. “Já o Ensino Médio teve uma excelente participação com todos os alunos da 3ª série, atingindo a média 5,5, sendo essa uma média excelente para a comunidade escolar”, declarou ao O Presente. “Estamos há alguns anos realizando diferentes trabalhos que buscam a preparação do nosso aluno. A conscientização do aluno em participar dessa avaliação é de suma importância para que o resultado seja satisfatório”, expõe.

Dorotéa diz que os eventos de preparação vêm ao encontro do trabalho pedagógico realizado em sala de aula e fora dela, buscando apresentar aos alunos diferentes formas de avaliações. “As competências e as habilidades são reforçadas com atividades embasadas em um currículo de qualidade, onde o professor busca além do livro didático, materiais e metodologias para apresentar ao aluno o conteúdo”, pontua.

Segundo ela, trabalhando a escrita, a leitura, a interpretação de documentos, bem como a apresentação do conhecimento adquirido em seminários e rodas de conversas fazem com que o aluno descubra suas dificuldades e acione o professor para rever conceitos e aprimorar ideias.

O Colégio Estadual do Campo Margarida localiza-se no distrito de Margarida e tem 181 alunos. A instituição tem 37 anos de história no município.

Diretora do Colégio Estadual do Campo Margarida, Dorotéa Krummenauer: “A conscientização do aluno em participar dessa avaliação é de suma importância para que o resultado seja satisfatório” (Foto: Divulgação)

 

(Arte: O Presente)

 

ENSINO FUNDAMENTAL

Do 1º ao 5º ano, faixa escolar sob responsabilidade dos municípios, mas com algumas escolas sob administração do Estado, o melhor desempenho foi do Colégio de Aplicação Pedagógica (UEM), em Maringá, com nota 7,7. Com 1.030 estudantes, a escola é uma exceção com todos os segmentos, desde o 1º ano do Fundamental até o 3º ano do Médio.

Em Marechal Cândido Rondon a escola da rede pública municipal que atingiu a maior nota no Ideb 2019 foi a Jean Piaget, com 7.0. Confira, clicando aqui, a matéria na íntegra.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente