O mês de outubro começou com muita chuva em Marechal Cândido Rondon. No domingo do Dia das Crianças foi o maior registro deste mês, devido à passagem de uma frente fria, associada a um ciclone que se formou na altura do Uruguai, causando chuvarada no Estado do Paraná.
Segundo levantamento do Controle de Chuva da Copagril, o acúmulo de chuva, no domingo, foi de 80 milímetros.
Até agora foi um total de 117 milímetros de chuva no município, começando no dia 3, com 8 milímetros, no dia 6, com 10 milímetros, no dia sete, 11 milímetros, no dia oito, 8 milímetros e fechando com chave de ouro no domingo com o maior acumulo do mês até agora.
Confira abaixo o acumulado de chuva desde janeiro até outubro de 2025
Janeiro: 71 milímetros
Fevereiro: 123 milímetros
Março: 47 milímetros
Abril: 101 milímetros
Maio: 16 milímetros
Junho: 145 milímetros
Julho: 78 milímetros
Agosto: 113 milímetros
Setembro: 129 milímetros
Outubro: 117 milímetros
Até agora, os dados apresentam uma alta nos volumes de chuva, deixando apenas o mês de maio para trás, com 16 milímetros, e o mês de junho na liderança, com 145 milímetros.
Em comparação com o mês de outubro de 2024, com acumulado de 107 milímetros de chuva, foram 10 milímetros a menos que em outubro de 2025.


O que diz o Simepar?
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuva no mês de outubro ficam dentro da média histórica.
Nas primeiras duas semanas de outubro, duas frentes frias devem atravessar o Paraná. “Esses eventos tem capacidade de causar tempestades mais intensas, com maior atividade de chuva e tempo severo esperados para o Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul paranaenses. Nas regiões Norte, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a atividade de chuva desses eventos será menor”, afirma Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar
Já na segunda quinzena de outubro, há previsão de predomínio de sol e temperaturas mais elevadas, que podem favorecer pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde. Não é descartada a possibilidade de ondas de calor, com temperaturas mais elevadas durante períodos mais longos, no Norte e no Noroeste do Paraná.
As regiões mais chuvosas em outubro, historicamente, são o Oeste e o Sudoeste.
O Presente com AEN
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp