Marechal Cândido Rondon recebeu, na última semana, a 68ª Convenção Nacional da JCI (também conhecida como Câmara Júnior), e a 28ª Convenção do Senado da JCI Brasil.
A presidente da JCI Marechal Rondon, Cristina Marcondes, afirma que o evento superou as expectativas. “A avaliação que a gente faz é superpositiva, com ampla participação nas ações, visitas técnicas, palestras e treinamentos”, frisa.
O diretor da Convenção Nacional da JCI, Luciano Lizzoni, destaca que o feedback daqueles que prestigiaram a programação foi positivo. “Muitos participantes consideraram o evento em nível de Conferência das Américas devido à dimensão, qualidade, materiais e programação”, destaca.
Ele afirma que a intenção era fazer um evento que orgulhasse os participantes e os motivasse a criar outros eventos dessa magnitude. “Tínhamos intenção de fazer um evento memorável para que os participantes tivessem orgulho da JCI e se inspirassem para voltar aos seus lares e criar mudanças positivas. Acredito que isso foi possível”, considera.
Sucesso de público
De 14 a 16 de outubro, os eventos movimentaram o município rondonense, reunindo pessoas de 40 cidades diferentes, inclusive do Paraguai. “Tivemos uma média de 430 inscritos para o evento, mas muitos desses traziam acompanhantes. Então, cerca de 500 pessoas circularam no evento”, pontua Lizzoni.
Com sucesso de público, um dos pontos altos do evento foi uma palestra com o medalhista olímpico Cesar Cielo. “Era uma programação aberta para a comunidade e tivemos cerca de 700 pessoas participando”, menciona.
Programação
Ao O Presente, o diretor do evento ressalta que as atrações foram pensadas tendo em vista o perfil dos membros da JCI. Entre cursos, palestras, concursos, workshops e espaço especiais (kids, para chimarrão e outros), o evento contou com 28 atrações diversificadas.
“Foram muitos pontos altos, como, por exemplo, a palestra de abertura com a rondonense Helda Elaine e a palestra com Cesar Cielo, além da visita técnica ao Biopark e a caravana ao Paraguai”, cita.
Outra atração aclamada foi a Festa dos Municípios, em que cada JCI participante disponibiliza um prato, uma cultura ou um costume de sua cidade. Como boa rondonense, a JCI local fez a festa com o tema de Oktoberfest.
A programação também contou com jantar de posse, que concentrou todos os participantes, e encerramento com boi no rolete.
Networking
Ser parte da organização em um evento dessa dimensão é uma oportunidade de crescimento para os envolvidos, assegura Cristina. “É um espaço para desenvolvimento em termos de networking, conhecer novas pessoas, coordenar ações e pequenas frações desse grande todo”, considera, acrescentando que a reunião pós-Convenção Nacional acontece na segunda-feira (24).
Para Lizzoni, que foi presidente da JCI Marechal Rondon em 2018, a experiência de coordenar o evento foi uma oportunidade de reviver algumas experiencias. “Fiquei muito feliz em coordenar esse evento. É bem trabalhoso, mas o voluntariado vale a pena”, salienta, agradecendo a participação de todos os envolvidos.
“Essa foi a primeira Convenção Nacional da JCI em Marechal Rondon. Ver que a dedicação de todos os membros tornou isso possível é motivo de muito orgulho, porque todos trabalharam e se dedicaram igualmente. O comprometimento fez o evento fluir muito bem”, enaltece.
A 68ª Convenção Nacional da JCI teve patrocínio líder da Itaipu Binacional, além de Sicredi, Copel, Supermercado Allmayer, Helda Elaine, Raport, Picolo Esportes e Notícias e Transgiro’s Tur. São apoiadores do evento a Prefeitura de Marechal Rondon, Fundação Promotora de Eventos (Proem) e Opção Telecom.
69ª Convenção Nacional da JCI
A 69ª Convenção Nacional da JCI já tem local marcado. O evento de 2023 acontecerá em Tapejara, no Rio Grande do Sul, e membros da JCI gaúcha marcaram presença no município rondonense com um estande para divulgar o evento.
“Eles atingiram um número muito significativo e atribuíram esse sucesso ao sucesso da Convenção Nacional 2022. Mais de 280 inscrições foram efetivadas, sendo 25 de Marechal Rondon. Isso é motivo de muito orgulho, porque muitos aspirantes já se sentiram motivados a participar da convenção no Rio Grande do Sul”, expõe a presidente da JCI rondonense.
Cristina acrescenta que os planos de participação se estendem à Convenção das Américas de 2024, que será realizada em Assunção, no Paraguai.
“A JCI Marechal Rondon já se organiza para montar uma caravana e encher um, quem sabe dois, ônibus para participar, porque esse é um evento muito importante e motivador para quem faz parte da JCI”, ressalta.













O Presente
