Marechal
Com seis quilômetros, Contorno Oeste receberá R$ 21 milhões em investimentos
Lideranças, empresários e pessoas da comunidade participaram, ontem (24), de audiência pública, na Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), para discutir a construção do Contorno Oeste, obra que será construída com o objetivo de retirar o tráfego de caminhões da zona urbana de Marechal Cândido Rondon.
A engenheira do projeto e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Renata Bertol, destacou que o projeto está elaborado, mas que o prazo de execução depende do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta apresentação foi uma exigência do BID, sendo que até setembro sai a resposta se o BID libera o financiamento para que o projeto siga os trâmites, expôs.
A obra receberá investimentos da ordem de R$ 21.308.478,04 em um traçado de seis quilômetros. O trajeto inicia na interseção com a PR-467, cerca de 500 metros antes da Unidade Industrial de Aves da Copagril, com extensão aproximada de seis quilômetros, cujo término será na interseção com a BR-163, nas proximidades do frigorífico de suínos, detalhou.
Renata enfatizou que, além de fazer o trânsito fluir na cidade, o Contorno Oeste também vai proporcionar mais segurança à população. A função do contorno é retirar o tráfego pesado e de longa distância das ruas do município. Vai melhorar a trafegabilidade no município e a segurança, além de retirar odores, ruídos e vibrações das ruas, enalteceu.
A comunidade participou em grande número. Além de assistirem à explanação, várias pessoas apresentaram questionamentos. Entre os casos estão representantes da Escola Municipal Jean Piaget, situada na Rua Minas Gerais, local onde caminhões e carretas dificultam as atividades educacionais de professores e alunos.
Agricultores e empresários também usaram a palavra, lembrando de outro acesso que poderia ser asfaltado para receber o Contorno Oeste. O argumento empregado é de que em outro ponto a estrada poderia gerar menos impacto econômico aos produtores.
Benefícios
Entre os benefícios do empreendimento podem ser citados o desvio do tráfego pesado da sede de Marechal Rondon, redução de ruídos, vibração e odores, assim como o aumento da segurança. Também haverá maior vida útil da malha viária da cidade devido à redução da manutenção das vias urbanas. Outros pontos destacados dizem respeito à valorização das propriedades lindeiras e ao encurtamento de percurso.
A obra do Contorno Oeste provocará interferências em alguns pontos, como exemplo implantação de nova via e desvio do tráfego para execução das passagens em desnível (utilização dos acessos dos viadutos) e desvio da ciclovia existente.
Audiência
A audiência pública é uma exigência do BID, instituição a partir da qual o governo estadual está viabilizando os recursos para a obra. A consulta pública foi coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com o governo rondonense.
O deputado estadual Elio Rusch pleiteia a construção do Contorno Oeste há vários anos, agora com a realização da Consulta Pública as ações prévias estão progredindo e a obra está entre as primeiras que serão contempladas com os recursos do BID.
Foi um evento unicamente técnico, onde os representantes do SEIL e do DER esclareceram os questionamentos dos presentes. Esta Consulta é uma exigência do BID, e estou feliz porque o Contorno Oeste é um projeto pelo qual trabalho há muito tempo e está consulta é o sinal que as etapas para a implantação estão acontecendo, concluiu o deputado Rusch.