Fale com a gente

Marechal

Com tecnologia e reforço policial, segurança será intensificada para a Expo Rondon 2017

Publicado

em

Inicia hoje (21) e segue até terça-feira (25) a Expo Rondon 2017, evento alusivo às comemoração aos 57 anos de Marechal Cândido Rondon. Com uma programação vasta e esperando receber visitantes de toda a região, a festa, que acontece no Parque de Exposições Alvaro Dias, contará com equipamentos tecnológicos e reforço policial a fim de garantir tranquilidade e segurança aos frequentadores.

Conforme o secretário de Segurança e Trânsito, Welyngton Alves da Rosa, o município colocou à disposição dos policiais infraestrutura necessária para que seja desenvolvido um bom trabalho de segurança. “Receberemos policiais de Curitiba, Cascavel, além da própria guarnição de Marechal Rondon, fazendo com que a festa deste ano seja uma das mais policiadas”, afirma.

Além disso, a Polícia Militar (PM) terá à disposição um caminhão de Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com dez câmeras de monitoramento externas e quatro internas, que captam imagens nítidas com até três quilômetros de distância e que poderão ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Curitiba. A tecnologia das câmeras possui resolução full HD, com operação no espectro de infravermelho. Com isso, os operadores monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz.

A estrutura ainda possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless ou 3G/4G, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo. As imagens captadas também poderão ser repassadas para os celulares dos policiais que estarão no evento.

O equipamento, na visão do comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Valmir de Souza, soma-se aos esforços da PM em relação à segurança pública. “A tecnologia da POE auxiliará principalmente no monitoramento dos arredores do Centro de Eventos. Com isso, acreditamos que teremos muito mais agilidade para atender qualquer tipo de situação”, ressalta.

 

Trabalho integrado

A segurança da festa também contará com o reforço policial da Cavalaria do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel, equipes da Ronda Tático Motorizada (Rotam) e do Grupo de Operações de Trânsito (GOTran), de Toledo, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Corpo de Bombeiros e brigadistas.

Para o secretário de Segurança, esse trabalho conjunto entre as forças policiais proporcionará uma festa muito mais segura. “A Polícia Civil também estará com um ônibus equipado com drones para fazer o sobrevoo na área da festa. Desta forma, tudo que poderia e estava previsto na área de segurança está sendo realizado”, expõe Rosa.

 

Segurança além da festa

A preocupação das forças policiais não é somente com a segurança dentro do Parque de Exposições, mas também com toda a cidade e arredores. “Desde o momento em que a pessoa sai de sua residência, até o momento em que ela vai participar da festa, a polícia estará desempenhando sua função e trabalhando para garantir essa segurança não somente no local do evento, mas também em todo o entorno do município”, frisa Rosa. “Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) montará um sistema de policiamento ao redor da cidade para evitar furtos de veículos”, acrescenta.

Souza, por sua vez, reforça que policiais militares de Toledo, Santa Helena e Guaíra reforçarão todo o entorno da festa, além do próprio local. “Teremos não somente os policiais de Marechal Rondon, mas também da circunvizinhança, que aqui estarão aportados para podermos dar uma segurança efetiva às pessoas que frequentarão a Expo Rondon”, salienta.

O capitão destaca que o policiamento de rotina terá continuidade e será intensificado em toda a cidade. “Procuraremos evitar os furtos e roubos nas residências que estarão vazias por conta da festa”, assegura.

Copyright © 2017 O Presente