Foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
Na pauta, assuntos como: prestação de contas, planejamento do trabalho que será realizado pela entidade na Expo Rondon e discussão sobre a instalação das câmeras de vídeo monitoramento em todo o município, contemplando sede e interior.
Além da participação dos membros do conselho, incluindo os comandantes e representantes de todas as forças policiais instaladas em Marechal Rondon, o encontro contou com a presença do comandante do 19º Batalhão de Policia Militar com sede em Toledo, do qual a 2ª Companhia da PM rondonense faz parte, coronel Jorge; e do subcomandante do 19º BPM, major Divonsir.
Das tratativas com o comandante, a diretoria do Conseg ajustou os trâmites legais para a efetivação do repasse de dois fuzis à Polícia Militar, com destinação específica às equipes da Patrulha Rural.
Um dos armamentos será adquirido com dinheiro do caixa do Conseg e o outro através de repasse financeiro feito por meio de doação pelo Sindicato Rural Patronal de Marechal Rondon, entidade que integra a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança.
Durante o encontro, os conselheiros obtiveram a garantia do comandante do 19º BPM de que os fuzis ficarão na área de ação da 2ª Cia. “Também assumo o compromisso de incrementar o efetivo da PM de Marechal Rondon e região e de dobrar os policiais da Patrulha Rural”, anunciou o coronel Jorge.
Na reunião ordinária, o conselheiro Welyngton Alves da Rosa, secretário municipal de Mobilidade, apresentou dados sobre o sistema de vídeo monitoramento que está em fase de implantação em Marechal Rondon, e que serão utilizados por todas às forças policiais.
O coronel Jorge enalteceu a iniciativa do governo municipal e fez comparativos com os municípios de Toledo e Cascavel, que já utilizam o sistema. “Nessas cidades, além de facilitar o trabalho das forças policiais, ficou comprovado que os índices de criminalidade reduziram”, comentou o comandante do 19º BPM.
O comandante do Batalhão enalteceu a iniciativa do governo Marcio e Ila, em especial ao secretário Welyngton, que juntamente com o presidente do Poder Legislativo, vereador Soldado Sauer, tiveram a iniciativa de conhecer, viabilizar e agora acompanhar a fase de instalação das câmeras de segurança. “Agradeço o carinho do coronel Jorge que assumiu o compromisso com a população em aumentar o efetivo policial, e viabilizar mais viaturas e armamentos para Marechal Rondon e região. Sou muito grato”, comentou o secretário de Mobilidade.
O presidente do Conseg, Victor Morel, comemorou o resultado da reunião ordinária com destaque para a presença do comandante do 19º Batalhão da PM, coronel Jorge, que assumiu compromissos com o Conseg. “Além de garantir a vinda de mais policiais, o coronel está auxiliando a diretoria nos tramites legais para a aquisição dos fuzis para serem repassados à PM, para serem utilizados pela Patrulha Rural. A partir do posicionamento do coronel hoje é que o Conselho Comunitário de Segurança e o Sindicato Rural Patronal iniciarão as tratativas para a aquisição desses armamentos. Nosso objetivo de estreitar os laços das forças policias com à comunidade está surtindo efeito”, finalizou o presidente do Conseg Marechal.




Com assessoria