O Presente
Marechal

Combate à Doença de Chagas é tema de ação no interior de Marechal Rondon

Trabalho é desenvolvido pelos agentes de endemias e pelos agentes comunitários de saúde


calendar_month 14 de abril de 2023
2 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, através do Departamento de Vigilância em Saúde desenvolve nesta sexta-feira (14), ação de combate à Doença de Chagas. O trabalho ocorre em Vila Curvado e nos distritos de Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.

O trabalho é realizado pelos agentes de endemias e pelos agentes comunitários de saúde. Estão sendo entregues panfletos e feitas orientações aos cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença e em relação às formas de prevenção.

O que é?

A Doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma Cruzy, transmitida pelo inseto conhecido como “barbeiro”. A doença pode ser fatal e contaminar não só as pessoas, como também cães, gatos e outros mamíferos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que os rondonenses fiquem atentos ao encontrar insetos parecidos com os barbeiros, além de não matá-los. A recomendação é capturar os insetos com as mãos envolvidas em um plástico e colocá-los em um frasco, levando-os até a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Também é possível entrar em contato com o setor de Endemias, pelo telefone 3254-7766.

Prevenção

A Doença de Chagas pode ser evitada com a eliminação do agente transmissor, bem como ao manter o quintal limpo e sem entulhos. Outras formas são limpar a casa regularmente, principalmente os quartos, camas e debaixo dos colchões, atrás dos quadros e outros lugares que possam ser esconderijos.

Não permitir animais domésticos dentro de casa é outra medida, mantendo os mesmos em abrigos a pelo menos dez metros de distância. Passar reboco nas paredes para evitar buracos e colocar sempre os colchões para tomar sol e ar.

Data

O Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado neste 14 de abril com um apelo pela integração da enfermidade na atenção primária de saúde. O objetivo é reforçar o acesso equitativo a cuidados e serviços para todos os afetados.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.