Fale com a gente

Marechal Especial O Presente

Comércio de vestuário e acessórios é o que mais emprega por número de estabelecimentos

Publicado

em

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci: “As atividades do comércio varejista são de vital importância para a economia, pois geram uma grande quantidade de empregos e uma alta arrecadação tributária, a qual volta para o cidadão por meio de obras e serviços públicos” (Foto: Leme Comunicação)

 

Ainda que o contexto da região Oeste do Paraná aponte para a agricultura, pecuária e serviços relacionados como o setor que gera a maior fatia de riquezas para a economia dos municípios, o comércio varejista tem papel fundamental para a sustentabilidade econômica do mercado, tendo em vista que este é o setor que vende diretamente para os consumidores finais, adicionando valor aos produtos comercializados. “O comércio de Marechal Cândido Rondon é bastante misto, tendo no setor de confecções e calçados o maior número de empresas, porém, o nosso comércio varejista é muito diversificado especialmente por sermos uma referência de atendimento a toda a microrregião”, comenta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Sérgio Marcucci.

De acordo com o dado mais recente disponibilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o comércio varejista e a prestação de serviço são os setores com a maior parcela no Valor Adicionado Bruto (VAB) de Marechal Rondon, representando 51% do total. Este índice mostra quando se tem de valor adicionado na economia total do município. “Temos um contingente significativo de empregos gerados na indústria de transformação, ligada diretamente à produção agrícola no município, bem como o setor de metalomecânica. Contudo, o comércio representa a colocação de muitas pessoas no mercado rondonense, sendo o comércio de vestuário e acessórios a atividade que mais emprega por número de estabelecimentos existentes no município, de acordo com dados do Ipardes”, menciona Marcucci.

 

Mais números

Dentre os setores do comércio que mais empregam, o destaque está para os empreendimentos da área de supermercado, que aparecem em 4º lugar no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na lista de quanto cada uma das atividades listadas representam na geração de empregos do município. “As atividades do comércio varejista são de vital importância para a economia, pois geram uma grande quantidade de empregos e uma alta arrecadação tributária, a qual volta para o cidadão por meio de obras e serviços públicos”, sinaliza Marcucci.

Calculado anualmente pelo Governo do Estado, o Valor Adicionado Fiscal (VAF) do comércio rondonense, conforme o último dado disponível, está em 9,37% do total, o que representa R$ 155.032.704. Este índice é formado pelas informações dos contribuintes relativo aos seus movimentos econômicos, que servirão de base para os repasses constitucionais sobre os valores das receitas de impostos recolhidos pelos Estados e pela União. “Além disso, Marechal Rondon tem muitos microempreendedores individuais. Hoje são mais de 2,5 mil MEIs que também estão neste contexto, gerando emprego, renda e riquezas ao comércio varejista rondonense”, salienta o gestor da pasta.

 

O Presente

 

Para conferir o conteúdo do jornal especial “Prestigie o comércio local” acesse aqui

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente