Fale com a gente

Marechal

Comissão da Mulher Advogada da OAB realiza campanha Fios de Amor

Publicado

em

 

Mirely Weirich/OP

Representantes da Comissão da Mulher Advogada, Pamera Riegel Zachow e Daiana Gentilini, em visita ao O Presente: campanha Fios de Amor é a primeira iniciativa do grupo

 

A chegada do mês de outubro traz consigo novos ares para todo o Brasil. O envolvimento de empresas e entidades em campanhas de conscientização à prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente ao de mama por meio do Outubro Rosa, deixa as cidades cor-de-rosa para lembrar à população da importância da precaução à doença e sobre as possibilidades de tratamento para encarar o problema.

Pela importância do assunto, o tema foi escolhido pela Comissão da Mulher Advogada da subseção de Marechal Cândido Rondon da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ser a primeira iniciativa do grupo, que realiza a campanha Fios de Amor.

A ação objetiva arrecadar doações, tanto de cabelo como em dinheiro, para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), explica a advogada e representante da Comissão da Mulher Advogada, Pamera Riegel Zachow. Além dela, também fazem parte da comissão as advogadas Daiana Gentilini e Francielli Sascher.

Apesar de a OAB se mobilizar em nível estadual e participar do Outubro Rosa e em todo o Brasil existir o movimento de conscientização acerca do câncer, Pamera conta que a iniciativa da Comissão da Mulher Advogada objetiva ter um olhar voltado justamente à autoestima das mulheres. Poucas são desprendidas quanto a essa questão da vaidade, ainda mais quando se fala em cabelo. Ver um homem careca na rua é normal, mas ver uma mulher ou uma criança já deixa explícito, muitas vezes, que ela está enfrentando um problema de saúde e a falta do cabelo faz, sim, muita diferença na autoestima delas, destaca.

 

Programação

O lançamento oficial da campanha Fios de Amor, que também conta com o apoio do Conselho da Mulher Empresária (CME), acontece amanhã (05) com duas palestras gratuitas voltadas para toda comunidade. A primeira será Doando autoestima: uma iniciativa a favor da felicidade, explanado pela médica e advogada rondonense Jossimê Parente Ramos.

O segundo tema será ministrado por Adriana Pereira dos Santos, voluntária da Uopeccan e responsável pelo projeto Peruca do Bem, trabalho realizado na entidade que já destina os acessórios para meninas e mulheres que enfrentam o tratamento de câncer. Ela fará uma exposição sobre como é feita a confecção de perucas em Cascavel e como pode ser feita a doação do cabelo, ressalta Daiana. Além disso, também vai contar sobre como o uso da peruca influencia na autoestima das meninas e mulheres que passam pelo tratamento, complementa.

O evento acontece a partir das 19h30, no Restaurante Pitaco (antigo Rancho Confraria).

 

Doações

As advogadas destacam que, para as pessoas interessadas em fazer as doações de cabelo, algumas instruções importantes devem ser seguidas no momento do corte. O corte deve ser feito em pelo menos 20 centímetros de cabelo. Ele deve ser separado em pequenas mechas com elásticos e o corte deve ser feito acima do elástico, que precisa ser mantido para ser doado, diz Pamera.

A página Peruca do Bem cita que as mechas doadas podem ser de cabelo virgem, com coloração, liso, cacheado ou

alisado, contando que estejam saudáveis e, quando for realizado o corte, que seja feito com o cabelo ainda seco.

Durante todo o mês de outubro as advogadas receberão as doações das mechas de cabelo ou do valor de R$ 20, que será destinado à compra de telas e linhas para confecção das perucas. A entrega das doações poderá ser feita diretamente para as representantes da Comissão ou na sede da OAB de Marechal Rondon. Ao fim da campanha os materiais serão comprados e entregues junto às mechas de cabelo na Uopeccan, conclui Pamera.

Copyright © 2017 O Presente