Marechal Novidade

Nos moldes do Uber, APP Paraná Serviços é lançado em Marechal Rondon

Fotos: O Presente

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), solenidade de lançamento do APP Paraná Serviços, uma iniciativa inovadora do Governo do Paraná para fomentar a geração de renda e retirar o trabalhador da informalidade, o aplicativo é uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços.

O aplicativo já chegou a cerca de 200 municípios do Estado, oferecendo mais de 100 diferentes categorias de serviços autônomos, como pedreiro, manicure, cabeleireiro, marceneiro, marido de aluguel, diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro, entre tantas outras.

Casa do Eletricista – RETOMA

Criado pelo Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Celepar, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Para utilizar, basta baixar e se cadastrar. A utilização do aplicativo é fácil, rápida e gratuita.

 

ABRIR AS PORTAS

O representante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Jorge Neves, explicou, na oportunidade, que o aplicativo tem com a pretensão de, nesse momento em que as empresas passam por dificuldades na geração de empregos formais, abrir as portas para as pessoas que tenham de alguma maneira capacidade de prestar algum serviço. “Esses trabalhadores terão acesso a esse aplicativo de maneira muito rápida e fácil. É um aplicativo bastante leve, que ocupa pouco espaço. Ele está preparado para receber esses microempreendedores”, enalteceu.

Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho também fornece capacitação profissional e orientação necessária para que eles se tornem Microempreendedor Individual (MEI).

Em Marechal Rondon a iniciativa conta com apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. O secretário da pasta, Sérgio Marcucci, declarou que o aplicativo vem ao encontro de um dos objetivos da administração municipal, que é contribuir para a geração de emprego, renda e qualificação empresarial. “A nossa secretaria trabalha vários cursos de qualificação profissional, e é muito importante falar para todos a quantidade de pessoas que tem procurado os cursos de qualificação profissional”, destacou.

O supervisor de intermediação de mão de obra, Volmir dos Santos, falou sobre o desemprego que vem atingindo os trabalhadores e da necessidade de mudança no sistema de recrutamento no Paraná. “O Paraná Serviços é um filho das Agências do Trabalhador, e essa ferramenta está há mais de quatro anos sendo desenvolvida, com estudos de viabilidade. Hoje nós temos mais de 23 mil downloads dentro do Paraná Serviço. Ele foi lançado em março pelo governo e agora nós estamos fazendo a divulgação desse aplicativo pelo Estado, porque é importante que as pessoas saibam que é uma forma de recrutamento, que visa facilitar a vida dos prestadores de serviço, aproximar o prestador de serviços do contratante. O Paraná Serviços é um portfólio onde você vai encontrar esse trabalhadores prestadores de serviço”, pontuou.

 

O aplicativo para o contratante

O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita. Basta ele informar as características do serviço e as opções de trabalhadores serão exibidas para a contratação. A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços. Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento. O aplicativo também permite a troca de mensagens entre as partes. Escolhido o profissional de sua preferência, é só marcar a data do serviço.

 

O aplicativo para o contratado

O contratante reserva o dia em que deseja o serviço. Então o contratado recebe um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento. A principal seção do aplicativo é a dos agendamentos. Nela o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados. Antes de reservar um dia na sua agenda, provavelmente o contratante irá enviar uma mensagem com a cópia do pedido para que você passe um orçamento. Fique atento, todas as seções e configurações do seu aplicativo estão reunidas no menu. No caso de uma confeiteira, pedreiro ou marceneiro, por exemplo, é possível adicionar fotos dos melhores trabalhos. O valor cobrado pelo serviço realizado você recebe direto pelo contratante.

 

O Presente

TOPO