Instituído pela lei municipal nº 3.466/2003, o Dia do Pioneiro foi comemorado no último sábado (07) em Marechal Cândido Rondon. Contudo, há muitos rondonenses que afirmam que a cada ano menos celebrações prestigiam e homenageiam a memória daqueles que por primeiro desbravaram as terras do município.
Para estes, várias tentativas de reconhecimento pelos trabalhos prestados pelo pioneiro já foram iniciadas sem, todavia, serem efetivamente finalizadas. É o caso do Bosque dos Pioneiros, localizado na Rua Minas Gerais, próximo à Escola Municipal Jean Piaget.
A área foi inaugurada em 2010, no mandato do ex-prefeito Moacir Froehlich, demarcando a região onde as primeiras árvores foram derrubadas para que a cidade pudesse ser erguida, ou seja, é o marco inicial de Marechal Rondon. Entretanto, o único atrativo do local é uma placa informativa, uma vez que o bosque encontra-se tomado de mato, sem condições de uso pela comunidade.
PEDIDO AO LEGISLATIVO
Além de prestigiar a memória e honrar os feitos dos primeiros moradores e desbravadores de Marechal Rondon, o Bosque dos Pioneiros foi projetado para ser usado como um espaço de lazer. Porém, como não se encontra em situação adequada para tal, a comunidade escolar da Escola Municipal Jean Piaget foi até a Câmara de Vereadores em novembro de 2019 a fim de solicitar a revitalização do local.
“Levamos um esboço de como o bosque se encontra e um projeto de como ele ficaria”, rememora a diretora do Jean Piaget, Rosemere Laise Hoff Delattre Moraes. O pedido foi acolhido e requerido pelos vereadores que receberam a solicitação, Claudio Köhler (Claudinho), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Walmor Mergener, Vanderlei Sauer e Valdecir Schons (Paleta). Na ocasião, o Legislativo indicou a intenção de que o projeto fosse inaugurado até 07 de março ou até 25 de julho deste ano. “O tempo passou, mas a área continua da mesma maneira”, enaltece Rosemere.

Diretora da Escola Jean Piaget, Rosemere Moraes: “Realizamos uma reunião com os pais dos alunos e colhemos assinaturas, registrando o apoio recebido e se comprometendo a apoiar a reivindicação. Será uma de nossas bandeiras este ano” (Foto: O Presente)

Interação entre gerações faz com que as crianças entendam e valorizem o trabalho dos pioneiros, dos idosos e seus conhecimentos (Foto: O Presente)
APOIO E INCENTIVO
Segundo a diretora, a iniciativa de solicitar melhorias ao espaço se deve à proximidade do local com a escola e também porque é um lugar que não deveria ser esquecido. “O Bosque dos Pioneiros é um projeto da Associação dos Pioneiros e Desbravadores de Marechal Rondon (Apidemar). Nós pensamos em uma maneira de apoiar e, ao mesmo tempo, utilizar esse pedido como incentivo ao estudo da história do município. A professora Sonia Antunes Caregnato trabalhou essa ideia no 3º ano em 2019 e neste ano o 4º ano também está envolvido”, menciona.
Passados quatro meses da visita à Câmara e já vencido o primeiro prazo sugerido pelos vereadores para a inauguração da estruturação do bosque, o corpo docente da Escola Jean Piaget se mobiliza mais uma vez em prol da melhoria.
“Naquela ocasião, a sociedade se mobilizou e a ideia foi muito apoiada. Muitos vieram até a escola. Em vista disso, neste ano essa é uma de nossas bandeiras novamente. Realizamos uma reunião com os pais dos alunos e colhemos assinaturas, registrando o apoio recebido e se comprometendo a apoiar a reivindicação. Também fizemos um Encontro de Gerações no Bosque, na última sexta-feira (06), ocasião em que alunos, pais e avôs interagiram e brincaram com brinquedos produzidos pelos estudantes”, comenta Rosemere, acrescentando que as atividades aconteceram na rua e na calçada, visto que o local não se encontra em condições de uso.
Para a professora Sonia, docente que trabalha essa interdisciplinaridade com os alunos, a execução do projeto é necessária para toda a comunidade. “Trata-se de um resgate histórico. A interação entre as gerações, como aconteceu na manhã do encontro, faz com que as crianças entendam que tudo o que temos hoje é fruto de muito trabalho daqueles que estiveram aqui anos atrás. Além disso, os mais jovens aprendem a valorizar o idoso e o seu conhecimento”, ressalta.

Professora Sonia Antunes Caregnato trabalha em sala de aula com os alunos a história de Marechal Rondon: “Além da reestruturação do parque, a intenção é criar o ‘Encontro Anual de Gerações’” (Foto: O Presente)
NOVO PEDIDO
De acordo com a diretora, as assinaturas colhidas serão entregues na Câmara de Vereadores, assim como um novo pedido será protocolado em breve.
O projeto encaminhado ao Legislativo rondonense sugere remodelação da área, com limpeza e posterior manutenção constante, além de instalação de academia da terceira idade, calçamento, bancos, bebedouros, parque infantil e um monumento em homenagem aos três primeiros colonizadores: Osvaldo Heinrich, Erich Ritscher e Antônio Rockenbach.
Conforme a professora Sonia, além da reestruturação do parque, a intenção é criar o “Encontro Anual de Gerações”. “Como dia 07 de março é o Dia dos Pioneiros em âmbito municipal, a sugestão é de que aconteça um evento no Bosque nesse dia, unindo aqueles que estiveram presentes no princípio do município e a comunidade em geral, a fim de trocar experiências e ouvir sobre as memórias de Marechal Rondon”, expõe


Alunos, pais e avôs se divertiram com brinquedos antigos no Encontro de Gerações, promovido pela escola na última sexta-feira (06), em frente ao Bosque dos Pioneiros (Foto: O Presente)

No início do evento os participantes cantaram o hino de Marechal Cândido Rondon (Foto: O Presente)
O Presente