O Presente
Marechal

Confira os vencedores do Concurso de Oratória nas Escolas da JCI

calendar_month 22 de junho de 2021
4 min de leitura

Foram conhecidos sábado (19) os vencedores do Concurso de Oratória nas Escolas 2021, promovido pela JCI de Marechal Cândido Rondon. Envolvendo as categorias de redação, desenho e oratória, esta edição do concurso recebeu quase 300 inscrições, envolveu 25 instituições de ensino e contou com mais de dez patrocinadores, entre eles a Itaipu Binacional.

 

EDIÇÃO INOVADORA

“A edição foi sensacional e completamente inovadora entre todas as outras que já fizemos no município”, avaliou ao O Presente o presidente da entidade, Lucas Dierings.

Segundo ele, a inovação ficou por conta do formato em que a final foi realizada. “Preparamos uma grande estrutura no gramado do Ginásio de Esportes Ney Braga, transmitimos o evento e nos acompanharam também no drive in, com transmissão para os rádios dos veículos. Subimos de nível mais uma vez”, considera, mesmo que a chuva e o frio tenham marcado a noite da cerimônia.

Presidente da JCI, Lucas Dierings: “As oratorianas com certeza vão nos representar no encontro regional, de 30 de julho a 1º de agosto, e na convenção nacional, em outubro” (Foto: Divulgação)

 

ÓTIMA ADESÃO

Apesar do formato híbrido, etapas presenciais e on-line, a coordenadora do concurso, Bruna Tierling, afirma que a adesão da comunidade foi ótima. “O saldo final do concurso é positivo. Recebemos feedbacks positivos de vários envolvidos e do público que nos acompanhou. As classificadas ficaram muito satisfeitas”, enaltece.

Coordenadora do concurso, Bruna Tierling: “O saldo final do concurso é positivo. Recebemos feedbacks positivos de vários envolvidos e do público que nos acompanhou. As classificadas ficaram muito satisfeitas” (Foto: Divulgação)

 

FINAL DE MULHERES

Como particularidade da edição 2021, as oratorianas finalistas foram todas mulheres. “As finalistas foram todas meninas e foi sensacional aprender com elas sobre liderança, que foi o tema da oratória deste ano. Assisti todos os discursos e as oratorianas com certeza vão nos representar no encontro regional, de 30 de julho a 1º de agosto, e na convenção nacional, em outubro”, comenta Dierings.

Bruna, por sua vez, viu uma disputa bastante acirrada e, ao mesmo tempo, repleta de autenticidade. “Elas nos ensinaram muito sobre liderança. Cada uma colou um pouco do seu coração e da sua visão como pessoas no discurso, cada um diferente dos demais”, enfatiza.

Registro da entrega da premiação às vencedoras do concurso de oratória nas categorias Ensino Fundamental e Méico, Amanda Kloehn (Frentino Sackser) e Gabrielle Hernandez (Eron Domingues), respectivamente (Fotos: Divulgação)

 

FUTURAS LÍDERES

Sem nunca ter participado de um concurso do tipo, a estudante Lara Bertoni Predolim, do Colégio Alfa Integral, conquistou o 3º lugar em oratória na categoria Ensino Fundamental e considera a oportunidade enriquecedora. “É uma experiência nova e um projeto muito legal. Como o tema deste ano foi liderança, a gente aprende o que é um líder, qual o papel de um líder na sociedade”, destaca.

Segundo ela, muitas vezes o entendimento que se tem sobre liderança não condiz com a realidade. “Muitos pensam que líder é a pessoa que manda e faz acontecer, mas líder é quem vai à frente, se importa e dá o exemplo para fazer dar certo”, considera.

Ocupando o 2º lugar em oratória da categoria Ensino Médio, a rondonense Isadora de Oliveira, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, define o concurso em duas palavras: “simplesmente incrível”.

Para ela, oportunidades como a que teve de participar não podem ser ignoradas. “O apoio que recebemos, tanto dos membros da JCI quanto do nosso colégio, foi fantástico. Não é sobre ir lá e querer ser melhor que as outras participantes, é sobre agradecer a oportunidade de ser ouvido. Sem contar a força que as participantes passam umas às outras, afinal somos futuras líderes e líderes se apoiam”, evidencia.

Em 1º lugar na categoria do Ensino Fundamental, a bicampeã Amanda Dia Kloehn, do Colégio Estadual Cívico – Militar Frentino Sackser, vê a edição de 2021 como a mais especial que já participou. “O companheirismo que a JCI proporciona, além de confortar a ansiedade antes de discursar, também nos ensina muito sobre liderança”, garante a estudante, que, além de bicampeã, possui dois certificados em redação e afirma que seguirá participando, visto que, como disse no concurso: “nessa estrada de liderança seremos eternamente aprendizes”.

2º lugar em oratória da categoria Ensino Médio, Isadora de Oliveira: “Não é sobre ir lá e querer ser melhor que as outras participantes, é sobre agradecer a oportunidade de ser ouvido” (Foto: Divulgação)

3º lugar em oratória na categoria Ensino Fundamental, Lara Bertoni Predolim, do Colégio Alfa Integral: “Muitos pensam que líder é a pessoa que manda e faz acontecer, mas líder é quem vai à frente, se importa e dá o exemplo para fazer dar certo” (Foto: Divulgação)

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.