
Exames laboratoriais feitos em uma menina de 12 anos, residente na cidade de Marechal Cândido Rondon, confirmaram mais um caso da Febre Chikungunya no município.
A rondonense, que teria contraído a doença durante visita à Foz do Iguaçu, buscou atendimento médico com os sintomas característicos no dia 06 de novembro, e no dia 14 do mesmo mês foi coletado material para a realização dos exames.
A exemplo do que acontece em casos de dengue e Zika Vírus, a Chikungunya é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti.
O risco de contrair uma dessas doenças aumenta consideravelmente no período do verão, uma vez que as chuvas mais constantes, aliadas ao forte calor, são propícias para a proliferação do mosquito transmissor.
Segundo a encarregada do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Vera Lerh, com a confirmação da doença contraída pela menina de 12 anos, este é o segundo caso de Chikungunya no município. Vera alerta a população para que busque atendimento médico quando surgirem sintomas de dengue, Chikungunya e Zika Vírus, não deixando de fazer todos os exames necessários.