Dezenas de pessoas participaram, na terça-feira (14), de reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Marechal Cândido Rondon para discutir o aumento dos golpes praticados por telefone nos municípios da comarca rondonense.
O encontro contou com a presença de membros da diretoria do Conselho, de empresários, funcionários e demais pessoas da comunidade, além de um grande grupo da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.
No encontro, o delegado de Polícia Civil, Júlio Krueger, e o tenente Beiger, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), repassaram informações sobre alguns tipos de golpes que já foram registrados no município e deram dicas sobre como as pessoas devem se comportar diante dessas situações.
O tenente Beiger relatou que a cada dia que passa, os criminosos se reinventam e criam novos golpes. “A população deve ficar atenta e antes de qualquer transação bancária, a orientação é para que confirme dados ou dependendo do golpe, para que ligue para a pessoa ou parente em questão, para confirmar ou não a veracidade dos fatos”, explicou o tenente do BPFron.
O delegado também reforçou o fato de que as pessoas devem ficar atentas com ofertas “milagrosas”, principalmente na venda de veículos, ou em propostas de ganhos salariais extraordinárias. “Estamos investigando esses grupos e, na maioria dos casos, são golpistas que atuam de dentro de presídios de vários Estados brasileiros. O trabalho leva tempo, mas estamos avançando”, afirmou.
O presidente do Conseg Marechal, Victor Morel, agradeceu as dezenas de pessoas que participaram da reunião e adiantou que novos encontros acontecerão. “Nosso objetivo é promover mais encontros do gênero, para que a população possa ter conhecimento dos golpes e receber orientações sobre como se comportar diante de possíveis golpes”, disse o presidente do Conseg.
Uma cartilha será produzida pelo Conselho Comunitário de Segurança para ser distribuída à população, facilitando o acesso às informações que possam ajudar na prevenção dos golpes.
Dicas para se defender?
Cuidado com dados inseridos em redes sociais e na internet;
Confirmar todos os dados antes de realizar uma compra;
Contatar as autoridades quando desconfiar de alguma situação envolvendo seu nome e seus dados;
Não realizar repasses de valores a terceiros;
Utilizar cartões temporários em compras online;
Confirmar dados de autoridades ou prestadores de serviços (advogados, consultórios, policiais, etc.);
Pesquisar na internet sobre “golpes”;
Registrar Boletim de Ocorrência.
(Fonte: BPFron)
Telefones úteis
Polícia Militar do Paraná – 190
Polícia Civil do Paraná – 197
Disk Denúncia – 181
Site (Clique aqui).



Com assessoria