O Conselho Comunitário de Segurança de Marechal Cândido Rondon (Conseg) promoveu, nesta quarta-feira (04), nova reunião ordinária, que contou com a presença efetiva dos comandantes de todas as forças policiais instaladas no município.
Estiveram presentes o comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major Nabozny; a comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Marcela; o novo comandante da Segunda Companhia da Polícia Militar, tenente Paulo; e o delegado de Polícia Civil, Julio Kruger. Também participaram da reunião os membros efetivos da diretoria do Conseg, representantes dos órgãos públicos, como poderes Executivo e Legislativo, e sociedade civil organizada.
O presidente Victor Morel e a tesoureira Mirta Steinmacher fizeram a prestação de contas da feijoada, realizada no mês passado, e que garantiu uma injeção de novos recursos ao caixa da entidade.
A assembleia foi marcada pela participação do promotor de Justiça, Caio Di Rienzo, que levou para a discussão as problemáticas da cadeia publica de Marechal Rondon.
Segundo ele, a situação é precária, há superlotação, e as últimas reformas realizadas não resolveram os muitos problemas que tiram a segurança não só dos presos, mas principalmente de quem trabalha lá. Com base em um relatório elaborado e divulgado pelo Conselho da Comunidade de Marechal Cândido Rondon, o cadeião precisa de muitas melhorias, todas urgentes.
Uma das alternativas apresentada pelo promotor seria a construção de uma nova estrutura para a cadeia pública municipal, numa parceria entre o Poder Executivo e o Governo do Estado. “A discussão foi levantada, o problema existe e agora esperamos que o prefeito Marcio Rauber, juntamente com a sociedade civil organizada, que é bastante presente no município, realize estudos e consulte a população quanto à possível instalação ou não de uma nova cadeia em Marechal”, explicou o promotor Caio.
Com a instalação de uma nova estrutura, existe a contrapartida positiva de aumentar o efetivo policial, bem como da liberação de mais recursos para o município, assim como já aconteceu em outras cidades que receberam novas estruturas de cadeia pública, como é o exemplo de Guaíra.
Também na reunião desta quarta-feira foram feitas homenagens para algumas autoridades que deixaram seus postos, referendados pela excelência dos trabalhos prestados.
Recebeu uma comenda o capitão Zambon, que deixou o comando da Segunda Companhia da Polícia Militar de Marechal Rondon e passou a integrar o Batalhão de Polícia de Fronteira.
O capitão Beiger, que se destacou com o Pelotão Canil no BPFron, deixa o Batalhão de Fronteira e para ser promovido para comandar a Terceira Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, responsável por todas as rodovias do Oeste do Estado, incluindo o posto da PRE de Marechal Rondon. A sua nova função ainda não foi publicada em Diário Oficial.






Assessoria